Para perder peso é preciso mudar. Mudar as nossas rotinas, mudar o nosso dia-a-dia alimentar, mudar as nossas escolhas e a nossa atitude perante a comida. Para fazer as mudanças necessárias para a perda de peso não precisamos de perder a nossa identidade: os nossos gostos, cultura e preferências.
Este artigo vai portanto falar de mudança. A primeira parte da mudança é perder hábitos pouco saudáveis:
1. Não coma açúcar regularmente (exceto o da fruta)
– Se lhe apetece alguma coisa doce, coma fruta fresca.
– Não ingira açúcar vindo de: rebuçados, açúcar de mesa, açúcar mascavado, mel, compota, geleia, sobremesas, doces, açúcar de mesa, refrigerantes… O açúcar tem calorias mas não tem valor nutricional.
– Tenha sempre em casa fruta fresca ou congelada.
– Evite os cereais açucarados e substitua por cereais integrais, por exemplo, a aveia com fruta e canela
– Leia os rótulos para identificar o açúcar que pode estar sob a forma de: xarope de milho, dextrose, sacarose, glucose, frutose, maltose, melaço…
2. Não coma em frente à televisão
Os estudos indicam que comer enquanto vemos televisão ou estamos no computador contribui para o aumento do peso.
Ao estarmos atentos à televisão não prestamos atenção às quantidades que comemos, comemos mais rápido e não nos sentimos tão saciados.
O tempo que dedica a ver televisão pode dedicá-lo a fazer exercício físico: caminhar pela sala, caminhar numa passadeira, pedalar numa bicicleta estática, fazer exercícios com elásticos ou marchar sem sair do lugar. Se gosta de ver televisão conte o tempo que passa a ver televisão e faça o mesmo tempo de exercício físico.
3. Não exagere nos snacks
Os snacks ou lanches comuns têm habitualmente muitas calorias e pouco valor nutricional para o seu volume. Os lanches devem ser bem planeados porque podem ter vantagens e desvantagens.
Escolher alimentos que saciam com poucas calorias (vegetais, fruta, lacticínios magros) e porque estão cheios de nutrientes. Por outro lado os lanches com alimentos convencionais industrializados podem contribuir para o aumento de peso. Dicas importantes para os lanches:
- limpe a sua casa de snacks industrializados
- encha o frigorífico de legumes e frutas
- Tenha snacks saudáveis disponíveis também no trabalho
- Não faça intervalos longos entre as refeições, porque provocam mais fome e episódios de compulsão alimentar
Alterar um hábito pode ser difícil. É sempre um desafio alterarmos um hábito que foi mantido durante vários anos e que envolve várias vertentes da nossa vida. Mas a mudança é possível! Nos próximos artigos vamos falar de novos hábitos a adotar.
Não deixe para amanhã aquilo que a sua saúde agradece que comece hoje. O desafio é ficarmos todos mais saudáveis!
Maria Santana Lopes
https://www.facebook.com/Maria-Santana-Lopes-Nutricionista
https://www.instagram.com/nutricionista_maria_s_l_/