Praias sem lixo!

Fátima Lopes // Agosto 19, 2018
Partilhar

Plástico, plástico e mais plástico! Nunca se ouviu tanto falar da poluição por plásticos, como ultimamente. Parece que despertámos para uma realidade, em que só ouvimos alertas sobre os efeitos nocivos do uso excessivo do plástico.

Números como os que a Comunicação Social vai divulgando deixam-nos todos em estado de alerta. 10 a 20 milhões de plástico acabam no mar todos os anos. 72% dos resíduos encontrados no mar são plástico. 20% dos peixes de consumo quotidiano têm microplásticos nos estômagos. Pergunto: até quando?

Até quando vamos ignorar esta realidade?

Entristece-me caminhar pela praia e encontrar lixo no areal. Beatas, embalagens de batatas fritas, refrigerantes, iogurtes, cotonetes, palhinhas, garrafas de vidro, sacos de plástico, entre tantas outras coisas inacreditáveis, que não se encaixam naquelas paisagens. Sabe onde vão parar? Ao fundo do mar.

A maioria dos resíduos encontrados no Mar Mediterrâneo são compostos por plástico e afectam-nos a nós, portugueses! E assim, vídeos como os que nos chegam de verdadeiros paraísos exóticos, como a República Dominicana ou Indonésia, em que só se vê um mar com ondas de plástico, aproximam-se infelizmente da nossa realidade.

Já pensou como será uma ida à praia dos seus bisnetos?

Segundo os alertas de várias organizações ambientalistas, em 2050 – ou seja, daqui a 32 anos – os oceanos poderão vir ter mais plástico do que peixes. E, se nada mudar, daqui a sete anos por cada três toneladas de peixe, o mar terá uma tonelada de plástico! Assustador?

Talvez ajude pensar neste assunto de outra forma. Agora que estamos na época de férias grandes de Verão, em que descansamos da correria de um ano de trabalho e só pedimos uns dias de descanso e diversão junto à beira-mar, é a altura ideal para reflectirmos sobre a limpeza das nossas praias. Quem nunca estendeu a toalha no areal, refrescou-se no mar e ao preparar-se para relaxar, olha em frente e depara-se com lixo? Coloco-vos, então, a seguinte questão: já pensou em que praia quer que os seus netos e bisnetos brinquem?

O tempo de agir é agora!

A este ritmo, brevemente a poluição dos oceanos poderá colocar em causa o turismo e a pesca. É necessário que todos nós pensemos sobre a forma como o plástico faz parte do nosso quotidiano. Sejamos conscientes e pratiquemos uma utilização mais eficaz e sustentável do plástico, aumentando a sua reutilização e fazendo a respectiva reciclagem. Se todos adotarmos ações para reduzir  a poluição por plástico dentro das nossas casas, já estamos a contribuir para que os dias de praia sejam mais agradáveis. Seja aqui ou noutra parte qualquer do mundo, uma vez que este é um problema que afecta todos os oceanos.

E, felizmente, são cada vez mais as pessoas que despertam para esta trágica realidade e se esforçam por eliminar este tipo de poluição. Inúmeros grupos estão a organizar limpezas de praias.

Mudar os nossos hábitos é urgente! As futuras gerações agradecem. Os nossos mares agradecem. As espécies marinhas agradecem. A nossa saúde e a saúde do nosso planeta, a casa de todos nós, agradecem.

Nota: Fotografia por Verónica Silva.

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais