Porque devemos descansar?

Fátima Lopes // Novembro 22, 2019
Partilhar

Parece óbvio para todos que precisamos mesmo, mesmo, mesmo de descansar. Certo? E, isto independentemente de qual for o nosso trabalho, as nossas funções e as nossas responsabilidades. Mas, a verdade é que são poucas as pessoas que conseguem tirar algum dia ou algumas horas de descanso no decorrer da semana. E, quase sempre temos no fim-de-semana a oportunidade perfeita para repormos as nossas energias. Isto, obviamente, para quem não trabalha por turnos e/ou durante o fim-de-semana, e as coisas não são assim tão lineares… Porém, vou tomar aqui como exemplo quem trabalha, teoricamente, de segunda a sexta e tem ao sábado e ao domingo dois dias de descanso. 

Fim-de-semana: prolongamento da semana ou paragem para descansar?

Na verdade nem sempre respeitamos estes dias de descanso. Muitas vezes olhamos para o sábado e para o domingo como aqueles dois dias em que vamos conseguir colocar em ordem tudo aquilo que se foi acumulando ao longo da semana de trabalho. Por exemplo, para quem tem um trabalho mais intelectual, muitas vezes o fim-de-semana é a oportunidade ideal para colocar a caixa de emails em dia ou escrever mais uns textos, consultar determinados livros e ler outros tantos artigos, como é o meu caso. Logo, isso tudo já vai hipotecar uma parte importante do tempo que deveríamos estar a descansar. 

Também a gestão da nossa casa e da vida dos nossos filhos, nem sempre conseguimos organizar como idealizámos durante a semana. Resultado: acabamos por fazê-lo durante o fim-de-semana, na esperança de deixar tudo pronto, sem nada em atraso. 

O sábado e o domingo tornam-se assim o prolongamento da semana de trabalho. Um prolongamento das nossas responsabilidades, das nossas tarefas, e não um parar para descansar. 

A importância de descansar.

É muito importante descansarmos e repormos energias durante o fim-de-semana. É preciso lembrar que o descanso é fundamental para o nosso bem-estar, seja ele físico ou emocional. 

Hoje falamos do descanso de uma forma que em vez de ajudar as pessoas a descansar efectivamente, apenas tem o efeito contrário. Porque parece que quem se permite descansar, ou é preguiçoso, ou é uma pessoa pouco esforçada. E, não é nada disso!

Descansar é tão natural como trabalhar.

Por vezes, perguntamo-nos porque passa tão rápido o fim-de-semana? Passa rápido precisamente porque não nos permitimos parar! Porque quando nos permitimos parar e descansar, temos a oportunidade de saborear cada momento de uma forma diferente e tudo isso tem um efeito positivo em nós e na nossa vida. 

Permitir-nos não fazer mesmo nada só mostra respeito por nós próprios.

E, mais vale não fazer mesmo nada do que insistir em fazer algo quando não estamos capazes ou quando estamos com demasiadas preocupações na nossa cabeça.

Se estamos numa fase com muitos desafios em várias áreas da nossa vida é mesmo fundamental tirarmos tempo para nós, descansar a mente, o cérebro, a voz, a cabeça, a coluna, porque são todas partes diferentes e todas precisam de descansar. E, descansar não é apenas dormir e repor as horas de sono. 

Descansar quer dizer mesmo desligar!

Cortar com aquelas que são as nossas rotinas diárias e as nossas obrigações. É fundamental aprender a dizer “não” e sempre que nos for possível não aceitar responsabilidades e trabalhos extra ao fim-de-semana. É óbvio que, por vezes, a situação económica exige a que aceitemos estes trabalhos extra. Se não for esse o caso, então permita-se a descansar ao fim-de-semana. Renove-se e comece a segunda-feira com um sorriso. 

Para mim, descansar implica desligar as tecnologias, deixar o telemóvel, o tablet e tudo o que seja trabalho, bem longe. Dormir o mínimo de horas desejáveis – se conseguir dormir 7 ou 8 horas por noite durante o fim-de-semana, isso, já é muito bom. Descansar é também passar tempo de qualidade com a família e com os amigos. Descansar é permitir-me estar simplesmente ao ar-livre, praticar desporto se me apetecer, fazer uma caminhada, ou como diz uma grande amiga minha, “no fim de semana vou simplesmente existir”. Tudo isso são formas de descansar.  

Descansar não é ser preguiçoso. Descansar é preciso. É importante. É bom e é mesmo, mesmo necessário. 

Nota: Fotografias por Verónica Silva

Ler mais

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais