O livro “Por que nos sentimos mal quando tudo corre bem?”, de Anders Hansen, oferece uma visão inovadora sobre a nossa busca incessante pela felicidade, explorando as raízes neurobiológicas deste fenómeno.
Apesar de vivermos tempos sem precedentes, com uma esperança de vida maior, hábitos mais saudáveis e acesso imediato a vastos conhecimentos e entretenimento, a verdade é que estamos atualmente a atravessar uma crise de saúde mental sem precedentes. Anders Hansen, um premiado psiquiatra sueco e orador viral do TEDx, questiona esta aparente contradição. Com mais de um milhão de cópias vendidas, “Por que nos sentimos mal quando tudo corre bem?” combina investigações neurocientíficas recentes com histórias de pessoas comuns para explicar por que razão nós, seres humanos, não estamos preparados para estar felizes constantemente.
O nosso cérebro não foi concebido para a felicidade contínua, mas, sim, para a sobrevivência.
Segundo Hansen, a nossa mente está programada para antecipar perigos e preparar-se para o pior, o que gera ansiedade, e para se retirar em momentos de perigo extremo, resultando em depressão. Este mecanismo de defesa, essencial para a sobrevivência dos nossos antepassados, contribui atualmente para a prevalência de distúrbios mentais na sociedade.
O autor explica também por que a depressão não pode ser simplesmente resolvida com conselhos como “anima-te” e alerta para os perigos da utilização excessiva das redes sociais, que pode exacerbar sentimentos de inadequação e isolamento. Ao adotar uma visão evolutiva da vida, propõe ainda que possamos redefinir a nossa compreensão da felicidade, focando-nos no contentamento e no significado a longo prazo, em vez de perseguirmos uma felicidade constante e inatingível.
Quem é Anders Hansen?
Anders Hansen é uma figura de destaque na área da neurociência, com uma série televisiva dedicada à exploração do cérebro humano e vários livros que lideram as listas de bestsellers a nível mundial, com mais de 3 milhões de exemplares vendidos. Foi vencedor do livro do ano Big Health Award 2017 e 2019, e do Prémio Mensa da Suécia 2018.
O convite para uma mudança de mindset
“Por que nos sentimos mal quando tudo corre bem?” convida-nos a reconsiderar a nossa abordagem à felicidade, compreendendo que o nosso cérebro está mais sintonizado para a sobrevivência do que para o bem-estar constante. Ao aceitarmos esta realidade, podemos encontrar formas mais realistas e duradouras de alcançar contentamento e significado nas nossas vidas.
Nota: Fotografias por Verónica Silva