Pequenas mudanças, grandes diferenças

Rute Caldeira e Filipa Maló Franco // Janeiro 27, 2019
Partilhar

“Ano Novo, Vida Nova”

É desta forma que o ano começa e, aqui entre nós, apesar da ideia de um novo ano ser bastante motivadora para alterar certos aspectos da nossa vida, sem esforço e compromisso, a vida não se altera sozinha. Um dos aspectos mais desafiante, são os objectivos com os quais nos comprometemos, que tendem a ser, na sua maioria, irreais. Nós queremos tudo e queremos tudo ao mesmo tempo.

Quem pertence ao clube do: “este ano vou ao ginásio todas as semanas, vou meditar todos os dias, praticar yoga antes de ir para o trabalho e ainda vou comer de forma saudável e preparar todas as minhas refeições”? A verdade é que procuramos encaixar-nos num padrão associado a um maior bem-estar – que pode nem sequer corresponder às nossas expectativas -, e delineamos objectivos que são de facto muito difíceis de cumprir. O que esquecemos é que objectivos irreais, trazem invariavelmente muita frustração. Não temos em atenção a nossa individualidade,  subjectividade e estilo de vida.

O truque? Pensar com consciência.

Procurarmos objectivos plausíveis. Acreditarmos na evolução natural das coisas e não querermos tudo ao mesmo tempo.

Foi a partir desta mensagem que surgiu a ideia deste workshop, “Pequenas Mudanças, Grandes Diferenças”, um workshop que te coloca a pensar, que te descentraliza, que te ajuda neste processo de autocrítica e autoconhecimento e, principalmente, que te dá ferramentas para pensar com clareza, englobando a componente de aceitação – crucial para qualquer caminho.

Como surge a ideia de fazermos algo juntas?

A verdade é que nutrimos uma mútua admiração pelo trabalho que cada uma desenvolve e, para além disso, temos uma mesma visão no que respeita o trabalho de desenvolvimento pessoal: crescer sim é positivo, é muito importante também fazer mudanças, principalmente aquelas que vão no sentido da auto-valorização e do amor próprio, mas há que parar de criar uma ânsia relativamente à vida perfeita, não porque não somos merecedores de vidas boas, e sim porque muitas vezes, não temos estrutura (aquela que nos faz mover com confiança, certeza e tranquilidade) para avançar.

Esta visão assente nos mesmos valores e princípios uniu-nos, fazendo-nos ter vontade de abraçar uma mesma missão: aprender a dar pequenos passos, com estrutura, para depois sim, assistir a mudanças consistentes, porque é a consistência que traz grandes mudanças.

O poder da meditação na nossa vida

Somos também ambas fãs da Meditação, consideramos esta uma ferramenta imprescindível, poderosa e por essa mesma razão, tivemos de incluir esta prática no nosso workshop. As pessoas precisam de aprender técnicas que as tornem independentes, capazes, confiantes e seguras. Estamos sempre à procura da resposta fora, muitas vezes, abdicando do nosso próprio poder pessoal e entregando-o nas mãos de alguém, só porque não acreditamos na qualidade das nossas decisões.

O que tem a meditação a ver com isto? A meditação liga-nos à nossa sabedoria interna, dá-nos a capacidade de observarmos com distanciamento, traz-nos clarividência, consciência, ajudando-nos a sair do efeito e a ir para a causa – que é onde podemos realmente fazer mudanças. Quando estamos no efeito, estamos a ser ‘vítimas da nossa vitimização’, não assumimos responsabilidades e estamos na espiral do medo e do drama; quando nos movemos para a causa encontramos a raiz do desafio, compreendemos o ‘para quê’, compreendemos a aprendizagem e isso faz toda a diferença.

Para além disso, a meditação permite-nos acalmar a mente, reduzir o ritmo cardíaco, ajuda-nos a sair do piloto automático, criando assim, uma mudança consistente, onde vamos assistindo a uma tranquilidade natural e não forçada, que nos permite realmente construir as ‘fundações da nossa casa com a qualidade necessária para construir os andares de cima’.

Foram estes princípios, esta missão, esta mesma visão que nos uniu e estamos ambas cheias de vontade de acalmar o coração das pessoas – está tudo bem, somos naturalmente e imperfeitamente imperfeitos, e quando nos estruturamos realmente aceitamos o todo que somos em amor.

Nota das especialistas: O workshop de 10 de Fevereiro já esgotou, mas faremos mais de futuro.

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais