É importante que se perceba que a figura e o papel do pai é tão relevante como a figura e o papel da mãe no desenvolvimento das crianças. São papéis que se complementam, sendo que ambos contribuem para o saudável crescimento das crianças, pelos diversos estímulos para os quais cada um contribui.
Este texto é dedicado a todos os pais maravilhosos que tenho o prazer de conhecer e a todos aqueles que ainda não descobriram o quão maravilhosos podem ser, na esperança de que estas palavras os inspirem.
Pai,
Promete-me que vais construir uma relação comigo. Desde sempre e para sempre.
Enquanto eu estiver na barriga da mãe cuida de mim, cuidando dela.
Quando eu nascer, dá-me banho, colo, troca-me as fraldas, embala-me para dormir, vai comigo às consultas e leva-me à escola. Tudo o que fizeres vai ser importante para mim, e para ti, acredita.
Quero-te presente nas minhas rotinas, nos momentos em que sorrio e nos que choro.
Quero-te por inteiro e para isso preciso de um dedo teu para me agarrar nos meus primeiros passos.
Ensina-me a explorar o mundo, explorando-o comigo. Brinca comigo, empurra-me bem alto no baloiço, corre ao meu lado quando arriscar andar de bicicleta sem rodinhas. Está comigo.
Quero que sejas o meu modelo, um exemplo a seguir. Envolve-te, participa, dá-me limites e carinho. Assim, vou crescer e sentir-me em segurança.
Ajuda-me a ultrapassar as frustrações procurando comigo soluções. Acredita em mim e nas minhas capacidades. Incentiva-me a ser autónomo, não fazendo por mim mas guiando-me.
Aconchega-me à noite e ajuda-me a afugentar os meus monstros. Abraça-me e protege-me do mundo lá fora, só assim seguirei confiante.
Gosta de mim, assim também eu gostarei. Preenche-me de ti, pai. Às vezes vai parecer que não quero, mas preciso.
Perdoa-me quando me irritar e quando te responder mal. Só assim me vou perdoar também.
Fala-me de ti, das aventuras que viveste, dos teus medos, alegrias, sonhos e conquistas. Mostra-me as tuas forças e fragilidades. Assim, também eu me sentirei capaz de te mostrar as minhas.
Alerta-me e, quando merecer, zanga-te e castiga-me até se for preciso. Tudo isso será melhor do que o teu silêncio ou a tua indiferença.
Contigo ou sem ti, eu vou crescer. Mas queria muito fazê-lo sentindo-me completo. Completo de ti, pai.
Assim, quando já cá não estiveres eu vou ter-te sempre por perto. Porque me inspiraste e isso fica marcado para sempre!