Com a preocupação pela sustentabilidade e pelo consumo responsável, a procura por produtos ecológicos tem vindo a aumentar. E comprar produtos amigos do meio ambiente é uma atitude positiva, certo? Apesar de contribuir para uma menor pegada ecológica, são muitos os consumidores que ainda consideram estes produtos caros. Mas, será isto um mito ou realidade?
Ecológico significa mais caro?
Se é verdade que, em termos de valor monetário, são muitos os produtos ecológicos com um preço mais alto, não podemos descorar todos os outros factores que envolvem um produto.
O que é um produto sustentável?
Um produto sustentável envolve, por norma, uma melhor qualidade, mais durabilidade e muitas outras vantagens para a nossa saúde e o ambiente – se a curto prazo os produtos convencionais parecem ser a opção mais barata, estas opções repetidas ao longo do tempo podem sair bem caras, com custos extra em cuidados de saúde ou compras repetidas desnecessárias.
O que é um produto eco-friendly?
Os produtos eco-friendly são produzidos com ingredientes sustentáveis, muitos deles livres de agrotóxicos e pesticidas, que poupam no consumo de água e energia e podem durar, muitas vezes, mais do que os produtos convencionais.
Porquê escolher produtos sustentáveis?
Escolher produtos sustentáveis diminui a poluição e produção de resíduos e dá primazia a materiais recicláveis, reciclados ou biodegradáveis.
Ao optarmos por produtos sustentáveis de qualidade, que vão durar vários anos, não estamos só a poupar o ambiente e o planeta, mas também a nossa carteira. Alguns exemplos? Vamos a isso!
Alimentação biológica
Nem sempre os produtos biológicos são a primeira escolha de muitos consumidores, uma vez que, comparados aos produtos não biológicos, este tipo de alimentos é, por si só, bastante mais caro.
Se a discussão sobre o facto dos produtos biológicos serem mais rentáveis a longo prazo – fazendo-nos poupar em custos associados a tratamento de doenças – ainda é abstracta, a verdade é que não é assim tão difícil poupar na carteira no que toca à alimentação.
3 dicas para ter uma alimentação acessível:
- Agricultura urbana – A agricultura urbana (por exemplo: em varandas ou hortas verticais) é uma solução prática para deixares de comprar tão frequentemente legumes, frutos e ervas aromáticas – se por um lado poupas no desperdício, por outro consegues controlar a qualidade dos teus legumes e verduras.
- Optar por produtos locais – Dar preferência a produtos locais também é uma forma de dar valor às comunidades produtoras e diminuir a poluição associada ao transporte.
- Comprar a granel – Comprar a granel poupa a tua carteira e o ambiente, uma vez que acabas por comprar apenas aquilo de que precisas e dispensas a maioria das embalagens.
Além disso, a agricultura biológica, sem pesticidas sintéticos, torna os teus produtos mais saudáveis, seguros e sustentáveis. Se planeares bem as refeições e cozinhares com consciência, consegues facilmente reaproveitar as sobras para criar novos pratos, evitando o desperdício de resíduos orgânicos.
Moda sustentável
Devido ao grande impacto ambiental da fast fashion, a indústria têxtil é das mais poluidoras do mundo. A justificação de “comprar mais barato” para o consumo descontrolado de tecidos sintéticos – que requerem grandes quantidades de água, energia e químicos tóxicos – já não é válida.
Qualidade, respeito e durabilidade
O vestuário sustentável de qualidade pode parecer mais caro, mas também usa materiais naturais ou reciclados, precisa de muito menos recursos, consome energia renovável e é menos poluente. Muito para além disso, são peças de qualidade, muitas vezes feitas de forma artesanal, com respeito por quem as faz e que conseguem durar muito mais do que as peças super baratas que se encontram em muitos centros comerciais.
Onde encontrar vestuário sustentável a bom preço?
Cada vez mais é possível encontrar roupa sustentável a preços acessíveis. As lojas de segunda mão apresentam preços ótimos para roupa de qualidade e amiga do ambiente.
Doa as peças que já não usas ou renova-as. Em vez de irem parar a aterros e antes de iniciarem o processo de reciclagem podem ainda passar para outras pessoas, ou ser transformadas em algo útil.
Copo menstrual
Sabias que em cada segundo são usados quase 14 mil pensos higiénicos ou tampões? Tens noção do teu real impacto ambiental? E, do investimento financeiro que tens de fazer todos os meses?
Quais as vantagens de usar copo menstrual?
Os copos menstruais como o Organicup e o Lunette são alternativas eco-friendly, sem riscos para a tua saúde e podem durar 10 anos. Não libertam substâncias para o nosso organismo (responsáveis pelo aumento do risco de cancros do cólon e útero, infecções vaginais, ou até síndrome de choque tóxico) e estão livres de químicos que possam causar alergias ou irritação.
Quantos mais exemplo precisas?
Se à primeira vista todos os produtos ecológicos parecem mais caros, é importante ter noção do uso que lhes vamos dar, quanto tempo os vamos usar e quem serão os principais utilizadores.
A conclusão é simples: é possível poupar dinheiro ao mesmo tempo que utilizamos produtos de qualidade, saudáveis, duradouros e, acima de tudo, sustentáveis.