Os primeiros dentes

Hugo Rodrigues // Abril 12, 2019
Partilhar

O aparecimento dos primeiros dentes cria sempre alguma ansiedade aos pais, com medo de que surja alguma das inúmeras consequências que tradicionalmente se vão associando a esse evento. Mas será que isso é mesmo verdade? Veja o texto abaixo para descobrir…

A erupção dos dentes causa febre ou outras “doenças”?

Quem nunca ouviu falar em bebés que ficaram com febre, com diarreia, com o rabinho vermelho ou então com uma otite quando surgiram os primeiros dentes?

Estes são apenas alguns exemplos de todos os possíveis “males” associados a esse surgimento, mas a verdade é que a ciência nunca conseguiu comprovar nenhuma dessas associações.

Pode efectivamente haver alguma dor e desconforto quando os dentes começam a erupcionar, mas à luz dos conhecimentos actuais não se conseguiu provar nada para além disso.

No entanto, é verdade que algumas crianças ficam “teimosamente” doentes quando isso acontece, mas pensa-se que não passam de coincidências.

O que fazer quando surgem os dentes?

Na maior parte das vezes, os dentes surgem e os pais só se apercebem a posteriori. No entanto, se a criança estiver desconfortável, faz todo o sentido tentar aliviar esse desconforto, seja através da administração de paracetamol, seja através da aplicação de um gel calmante nas gengivas (este último com uma eficácia bem mais variável).

Para além disso, o mais importante mesmo é começar a escovar os dentinhos mal eles comecem a aparecer. É a única forma de prevenir as cáries, pelo que deve ser realizada logo desde o início e os cuidados a adoptar devem ser os seguintes:

  • Pode utilizar uma dedeira, uma escova de dentes de bebé ou uma compressa;
  • Escovar pelo menos 2 vezes por dia, uma delas obrigatoriamente antes de dormir e depois da última refeição do dia (não adianta lavar os dentes e dar leite a seguir, quando for dormir);
  • Utilizar um dentífrico que tenha 1000-1500 ppm de flúor (pode ser um dentífrico de adulto, desde que não seja branqueador);
  • A quantidade de dentífrico a utilizar deve ser igual à unha do dedo “mindinho” da criança.

Quando é que as crianças devem começar a escovar os dentes sozinhas?

Não existe uma idade certa para todas as crianças, mas há alguns princípios gerais que faz sentido ter em atenção. Assim:

  • Até aos 3 anos, as crianças não têm destreza motora para escovar os dentes sozinhas;
  • A partir dos 3 anos podem começar a “treinar”, sempre sob supervisão de um adulto, que deve completar a escovagem;
  • Por volta dos 6 anos, grande parte das crianças já consegue escovar de forma satisfatória, desde que tenham sido (bem) ensinados sobre a forma de como fazer.

Em conclusão, gostaria de reforçar a importância de uma boa higiene oral logo desde o aparecimento dos primeiros dentinhos nos bebés, pois é uma das poucas formas de prevenir as cáries, a par dos cuidados alimentares adequados.

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais