“Desejei tantas vezes que isto acontecesse… que o mundo parasse!”
Este “pensamento mágico” surge em jovens com níveis elevados de ansiedade de desempenho, que frequentemente sentem dificuldade em lidar com as exigências próprias, que o ensino secundário e superior lhes colocam:
- “Qual a melhor escolha para mim?”
- “Opto por uma área ou curso do meu interesse, ou por um que me forneça mais hipóteses de ter uma vida estável e confortável financeiramente?”
- “Tantas opções que me deixam ainda mais confuso!”
- “Os meus pais dizem que tenho que ser eu a escolher.”
- “É tão difícil fazer uma escolha que irá determinar o meu futuro profissional.”
- “Terei a média necessária para entrar no curso dos meus sonhos?”
Muitas vezes estas dúvidas e incertezas revelam uma ausência de um período de verdadeira reflexão e exploração das suas características pessoais, interesses, ofertas formativas, saídas profissionais e mesmo do funcionamento e regras aplicadas nestes dois níveis de ensino.
Esta preocupação com a escolha de um percurso futuro leva a que alguns jovens procurem de forma autónoma um processo de Orientação Vocacional, sobretudo a partir do 11.º, 12.º ano e cada vez mais surgem pedidos de alunos do ensino superior.
Nesta fase do ano letivo, e devido ao estado de emergência, a maioria dos alunos do 9.º ano poderá não ter acesso aos testes psicotécnicos realizados nas escolas. Os alunos do ensino secundário, frequentemente, estão ainda com muitas dúvidas quanto às opções a tomar após a conclusão do ensino obrigatório.
Esta pausa das férias da Páscoa é um momento em que podem aproveitar para desenvolver algumas atividades que ajudem a fazer uma escolha o mais informada possível.
Como potenciar o autoconhecimento?
Se tem algum filho/a e/ou conhece algum/a estudante que esteja nesta situação, saiba que o pode ajudar.
Ficam aqui algumas questões para ajudar a potenciar o autoconhecimento:
- Quais são os meus interesses?
- Quais as minhas disciplinas favoritas?
- Quais são os meus talentos?
- Como é que o meu trabalho na escola e os meus hobbies me estão a ajudar a conhecer melhor?
- Quais as minhas áreas de competência?
- Prefiro trabalhar de forma individual ou em grupo?
- Prefiro trabalhar em que tipo de ambiente?
- Compara diferentes carreiras. Quais incluem as coisas de que mais gostas?
- Como posso manter as minhas opções em aberto? Que disciplinas ou cursos me permitem uma maior escolha para diferentes carreiras?
Deixo ainda algumas sugestões para potenciar o autoconhecimento destes jovens:
- Segue profissionais que admires. Analisa entrevistas, comunicações e acompanha as suas redes sociais;
- Trabalha nas tuas soft skills: capacidade de comunicação, de escuta, pensamento criativo, trabalho em equipa, flexibilidade, empatia, resolução de problemas, pensamento crítico, entre outros;
- Avalia frequentemente:
- O que é que eu gosto?
- O que é difícil para mim?
- Como posso desenvolver as minhas aptidões e melhorar?
Sugestões de sites portugueses para a exploração de alternativas de carreira:
- Aceder ao site da Direção-Geral de Ensino Superior (DGES) e analisar as áreas que ponderas para prosseguimento de estudos a nível superior. O que importa verdadeiramente nessa análise: saber quais as provas de ingresso de cada faculdade, média do último aluno colocado no ano letivo anterior, aceder aos sites das faculdades e analisar planos de estudo e saídas profissionais. Colocar vantagens e desvantagens de cada hipótese;
- Consultar o site Design The Future para analisar entrevistas a profissionais;
- Consultar o site Inspiring The Future. No separador agenda podes aceder à calendarização dos dias abertos das faculdades, bem como das datas mais relevantes no acesso ao ensino superior: prazo para inscrição em exames, realização dos pré-requisitos, exames, período de candidatura.
Sugestões de leitura para este período de quarentena:
- Outliers – A história do sucesso de Malcom Gladwell;
- Grit – O poder da Paixão e da Perseverança de Angela Duckworth.
Sugestões para quando voltarmos à normalidade:
- Frequentar os dias abertos das faculdades;
- Realizar entrevistas a profissionais e a estudantes no ensino superior;
- Realizar estágios de observação;
- Adquirir competências de trabalho: voluntariado jovem promovidos pelas câmaras municipais ou trabalhos em part-time;
- Planear um ano sabático. É um período entre o final do ensino secundário e a faculdade ou entre a faculdade e a entrada no mundo do trabalho. Tem como objetivo desenvolver o crescimento pessoal, maturidade e independência e onde poderão ser potenciadas as soft skills. Pode implicar uma viagem, fazer voluntariado, dar aulas, conhecer uma cultura nova e aprender uma língua.
Independentemente do que irá ser comunicado pelo Ministério da Educação, no próximo dia 09 de Abril, em relação à realização dos exames nacionais e às condições de acesso ao ensino superior, os jovens não devem deixar as suas vidas em suspenso. Neste período de quarentena ganhamos todos mais tempo! É uma oportunidade única para os jovens refletirem sobre o seu percurso escolar, melhorarem hábitos e técnicas de estudo e ainda pensarem em áreas a desenvolver.
Mantermo-nos ocupados nesta fase é essencial para impedirmos sermos dominados por pensamentos mais ansiosos ou deixarmo-nos levar pelo ócio.