Uma dieta rica em fibras é essencial para melhorar a obstipação, mas para ter uma alimentação rica em fibra não é preciso comer muesli a todas as refeições. Podemos encontrar as fibras nos legumes, na fruta (se possível com casca), nos flocos de aveia, nos frutos secos, nas sementes e no pão escuro.
Muitas pessoas sofrem de obstipação crónica, mas quase todas as pessoas sabem o que é estar obstipada mesmo que seja ocasionalmente.
Quais são os sintomas clássicos de obstipação?
Fezes duras, com dor ou desconforto abdominal, barriga inchada e dificuldade em evacuar (menos de 3 vezes por semana), afetando a qualidade de vida. O grau de obstipação varia conforme a pessoa. Quase todas as pessoas já experimentaram períodos de obstipação, sendo a causa principal, uma dieta pouco correta. Na maioria dos casos, a obstipação é temporária e sem gravidade.
Quais as causas da obstipação?
Poderão existir várias causas, possivelmente simultâneas, responsáveis pela obstipação: alimentação em quantidades insuficientes, não ir à casa de banho quando sente necessidade, exercício físico insuficiente, problemas de saúde, medicação, desidratação ou ingestão insuficiente de líquidos, falta de fibra na alimentação ou stress.
A obstipação poderá ser agravada pela gravidez, viagens ou alterações na dieta.
O que fazer para tratar?
Todos sabemos que o que ingerimos tem um impacto direto nos sistemas internos e isso não podia ser mais verdade em relação a alimentos para alívio da obstipação.
– Beber água regularmente (mínimo 1,5 litro por dia).
Um dos sintomas principais da obstipação são as fezes duras. As fibras, de que lhe falei, retêm água nas fezes para que a sua passagem seja mais fácil. Mas se não tivermos bebido água suficiente, as fezes endurecem e são mais difíceis de evacuar. Ou seja, a água ajuda a lavar o cólon e a transportar as fezes para fora do seu corpo.
– Comer bastante fibra na alimentação pode ajudar a aliviar rapidamente os sintomas.
De acordo com a American Dietetic Association, um adulto ingere em média 11 gramas de fibras por dia, mas a média diária recomendada para os adultos é de 30 gramas. Por esta razão, não é de admirar que milhões de pessoas sofram com obstipação.
Uma dieta rica em fibras é essencial para melhorar a obstipação, mas para ter uma alimentação rica em fibra não é preciso comer muesli a todas as refeições. Pudemos encontrar as fibras nos legumes, na fruta (se possível com casca), nos flocos de aveia, nos frutos secos, nas sementes e no pão escuro.
– Não comer alimentos processados.
– Ser ativo (andar a pé, de bicicleta, correr, nadar…)
– Criar hábitos e horários para ir à casa de banho e sentar-se corretamente na sanita. O intestino também se educa.
– Ingerir frutas ricas em fibra e, por isso, com efeito laxante (ameixa, pêssego, papaia, manga e kiwi).
– Não abusar de alimentos que “prendam” o intestino, como por exemplo: o arroz, a cenoura cozida e a banana.
– Não esquecer a importância da sopa por ser rica em água e em líquidos.
– Consumir iogurtes probióticos
Os iogurtes probióticos são excelentes aliados para quem sofre de obstipação. O seu consumo regular contribui para a proliferação de bactérias boas para o organismo, ajudando assim ao bom funcionamento dos intestinos.
Se os sintomas persistirem, mesmo fazendo as alterações que aconselhamos, é desejável que procure o seu médico.
* No próximo post vão encontrar receitas que vos podem ajudar.
Vamos ficar todos um bocadinho mais saudáveis!
Maria Santana Lopes
https://www.facebook.com/Maria-Santana-Lopes-Nutricionista-389059471222424/
https://www.instagram.com/nutricionista_maria_s_l_/