Riso de triunfo, riso de criança, riso de apaixonado… O riso que reforça o prazer de viver, o riso como defesa, o riso que reforça a resiliência, que alivia tensões e que reduz o sofrimento emocional. O riso que melhora a saúde e o bem-estar. Neste Dia Internacional do Riso, o Serviço de Psicologia da Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal desafia todos a refletirem sobre as melhores razões para sorrirmos.
O que o riso revela sobre a natureza humana, como uma emoção poderosa e universal? A resposta será sempre complexa, como qualquer expressão da mente humana.
Existem múltiplos risos.
Por exemplo, o riso como uma defesa à realidade dolorosa e revoltante ou o riso como uma defesa ao desconhecido, tornando estas experiências emocionais mais relativas e suportáveis.
Sublinhando o caráter do riso partilhado como um promotor de proximidade dos laços afetivos e sociais, temos o riso do triunfo e da superioridade. O riso dos apaixonados, o riso da criança, o riso dos bons encontros. O riso que reforça a resiliência, como aquele que alivia as tensões emocionais. O riso que reforça o prazer de viver e a capacidade de sonhar o(s) sentido(s) da vida!
O humor considerado um dom da Inteligência Humana, como Freud, pai da Psicanálise, o defendia, leva-nos ao riso como uma reação à surpresa sobre a incompreensão da incongruência e do absurdo, tão presente na história da humanidade.
Paralelamente, perante a adversidade da realidade, o confronto com os pensamentos e perceções perturbadores, o riso e o humor podem reduzir o sofrimento emocional e criar novas perspetivas e caminhos de busca, reforçando os recursos saudáveis de cada pessoa e grupo social, nas suas diversas causas.
18 de Janeiro, Dia Internacional do Riso
Neste Dia Internacional do Riso, vale a pena refletirmos sobre as melhores razões que nos provocam o Riso, aquele, que, claramente, reforça a motivação para um criativo Projeto de Vida!