O que todos procuramos: bem-estar

Fátima Lopes // Agosto 1, 2018
Partilhar

Este mês no Simply Flow vamos dedicar-nos ao tema do bem-estar. Na verdade é aquilo que todos procuramos, embora não seja simples definir o que é.  Dou-vos a minha visão do que é o bem-estar; Algo que resulta do equilíbrio em várias áreas e ainda das expectativas que criamos para a nossa vida.

O que preciso para me sentir bem? 

Primeiro, penso sempre no que preciso para me sentir bem.  A resposta é cuidar de mim. Cuidar da minha saúde física, emocional e espiritual.

. Alimentação saudável 

Como sabem privilegio muito as questões relacionadas com a alimentação, porque esta tem influência directa na nossa saúde, na nossa energia e até no nosso estado de espírito. Por isso, não como por comer. Como para dar ao meu corpo aquilo que ele precisa em cada momento, de forma a estar bem. Sem fundamentalismos, porque esses traduzem desequilíbrio que acaba por resultar em mal estar.

. Prática de actividade física aliada à felicidade

À alimentação junta-se a prática de actividade física. Seja ela qual for, sozinha ou acompanhada, ao ar livre ou num espaço fechado. É algo muito pessoal e, por isso, se procuramos o bem-estar não escolhemos aquilo que os outros gostam ou que está na moda, mas aquilo que nós gostamos e nos dá prazer. Se ainda não descobriu o quê, continue à procura. Para todos existe sempre algo em termos de actividade física, que afinal até gostamos de fazer. No meu caso é o yoga e as caminhadas.

. Cuidar também das nossas emoções

O cuidado com as nossas emoções também é importante. Se todos os dias fazemos a nossa higiene física, também temos de fazer a nossa higiene mental. Os pensamentos podem ser corrosivos, destrutivos e mandarem a nossa energia para o caixote do lixo. Eu opto por fazer pelo menos uma meditação por dia, logo de manhã ao acordar. Deixo as meditações longas para outras ocasiões em que tenho mais tempo e de manhã faço uma meditação rápida de, mais ou menos, 15 minutos. Já me dá energia e o estado de espírito positivo para enfrentar o dia.

Cuidar de mim passa também por me ouvir, perceber-me e procurar concretizar aquilo que me faz feliz. Fazer as coisas sempre e só pelos outros, dá asneira. Chega o dia em que não se aguenta mais e nos salta a tampa. Oiçam-se e respeitem-se. Saber dizer não é uma virtude e uma grande prova de amor-próprio.

Quando tudo isto é posto em prática, a vida flui mais facilmente e conseguimos concretizar os nossos objectivos. Quando não acontece o que queremos ou no timing que queríamos, é importante estar atento para perceber o porquê. Há sempre um propósito em tudo o que nos acontece ou deixa de acontecer. A verdade é que quando nos respeitamos e amamos profundamente atraímos o que é bom para nós e isso contribui para o nosso bem-estar.

. Gerir as nossas expectativas em relação à vida

Por fim, o bem-estar depende também das nossas expectativas em relação à vida. Há pessoas que têm sucesso, dinheiro, família, mas sentem que lhes falta algo. Se lhes perguntarmos se sentem bem-estar, dizem que têm tudo o que ambicionavam, mas não sentem esse bem-estar. Parece estranho, mas não é. Na verdade colocaram as expectativas num sítio qualquer, tão distante delas próprias, que nem sabem bem onde é e, por isso, o tão desejado bem-estar torna-se inalcançável. Pés na terra, noção de realidade e capacidade de sonhar de olhos abertos. É o toque final para termos razões para sorrir.

Nota: Fotografia por Verónica Silva.

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais