O que nos ensina a natureza no verão?

Sónia Dias // Junho 21, 2024
Partilhar
verão
verão

21 de junho marca o Solstício de verão, o início oficial do verão – uma época de abundância e de boa energia. O verão representa calor, transformação e um movimento dinâmico ascendente; uma época em que o Yang (energia mais expansiva) está na sua expressão máxima. Durante esta estação, temos a oportunidade de testemunhar a nós mesmos e o mundo ao nosso redor expandirem-se ao máximo, da mesma forma que uma planta dá frutos. 

Como uma personificação do crescimento, regeneração, conexão, atividade e criatividade, o verão é uma época de abundância e de vitalidade; o mundo natural e todos os seus habitantes estão em plena floração após o desabrochar suave da primavera.

O aumento das horas de luz do dia e o clima quente ajudam a expandir a nossa consciência, levando-nos a um estado de ser mais expansivo, e a um aumento da nossa energia, seja a nível físico ou mental.

A importância de viver em sintonia com as estações

À medida que o verão traz mudanças na natureza, também provoca transformações no nosso corpo. Sintonizar-se com essas mudanças através de movimentos conscientes, escolhas de estilo de vida e ajustes na dieta pode ajudá-lo a aproveitar o crescimento e a expansão que o verão oferece. 

Viver em harmonia com as estações e com o ritmo do mundo natural é um dos pilares da macrobiótica, que nos ensina que alinhar-se com o meio ambiente melhora não só a nossa saúde geral e bem-estar, como contribui para a preservação e sustentabilidade do nosso planeta. 

Como podemos permanecer saudáveis e em harmonia no verão? 

A estação do verão está associada ao elemento Fogo e ao sistema de meridianos do Coração/Intestino Delgado, órgãos que governam o calor, a conexão, a alegria, a paixão e o propósito. Através da incorporação dos antigos princípios macrobióticos, podemos equilibrar o elemento Fogo dentro de nós, acalmando a mente e nutrindo o Espírito.

O verão é a época do ano em que a energia Yang (mais expansiva) atinge o seu pico, promovendo atividade, crescimento e expressão. Esta é uma boa altura para iniciar novos projetos, promover conexões genuínas e investir no crescimento pessoal

Práticas, alimentos e processos internos que nos ajudam a viver em sintonia com a estação 

À medida que passamos da energia de limpeza da primavera para a expansão máxima no verão, é fundamental consumir uma dieta que proteja os fluidos do corpo, apoie a digestão, acalme a mente e promova o bem-estar geral. Como a natureza é sábia, dá-nos sempre o que mais precisamos. Assim, no verão, temos acesso a uma abundância de vegetais e frutas, alimentos com uma energia yin: refrescante e relaxante, que nos fornecem hidratação e ajudam a relaxar. 

Se a dieta e estilo de vida não estiverem em harmonia com a energia da estação, naturalmente poderá sentir-se mais impaciente e agitado ou com temperamento curto. Sensação de dispersão, mudanças de humor, stress e irritação, flutuações de pressão arterial ou distúrbios do sono são outros sinais comuns de desequilíbrio do elemento fogo. Para aproveitar a energia da estação, é crucial reconhecer e abordar eventuais desequilíbrios. 

Quando o elemento fogo está em equilíbrio a mente permanece calma, o sono tranquilo e o coração saudável. 

Para que se possa sintonizar com a energia do verão, e apoiar a transição do seu corpo para o verão, deixo-lhe algumas recomendações.

Comer de acordo com a estação

Para criar harmonia no sistema coração/intestino delgado, os hábitos alimentares devem focar-se em alimentos que acalmem e pacifiquem estes sistemas. Se escutarmos o nosso corpo, perceberemos que no verão ansiamos por alimentos mais leves e preparações simples.

Alimentos com propriedades frias e refrescantes podem dissipar o calor e gerar fluidos corporais que umedecem e nutrem o corpo. Alimentos pesados em dias quentes podem causar lentidão, por isso a sua dieta deverá ser à base refeições leves e regulares, alimentos hidratantes e nutricionalmente densos, bem como deverá consumir a maior refeição ao meio-dia, apoiando a digestão.

Recomendações alimentares para o verão

Aproveite a abundância de vegetais e frutas da estação, e experimente novas receitas que nutrem e refrescam o seu corpo, ajudando a enfrentar o calor com energia e vitalidade.

  1. Alimentos refrescantes e hidratantes:
  • Frutas: Concentre-se nas frutas e vegetais da estação, aumente o consumo de saladas e vegetais salteados ou ao vapor. A fruta ajuda a limpar o corpo, alcalinizar o organismo, eliminar toxinas e reduzir o stress. Escolha as de época como a melancia, cerejas, alperces, ameixas, morangos, melão, limão e pêssegos;
  • Vegetais: Aumente o consumo de vegetais tanto crus quanto levemente cozidos. Para a estação, escolha aqueles com um sabor levemente amargo, pois ativam a digestão e a circulação: rabanetes, aipo, rúcula, agrião e alface. Aproveite também a energia refrescante dos pepinos ou curgetes;
  • Chás refrescantes: chá verde e chá de hortelã.
  1. Proteção do Yin e dos fluidos:
  • Alimentos hidratantes: Frutas e vegetais ricos em água, como melancia e pepino.
  • Alimentos leves e refrescantes: sumos naturais e batidos com frutas e vegetais da estação.
  1. Apoio à digestão:
  • Refeições leves e de fácil digestão, como sopas frias e saladas;
  • Ervas digestivas: use ervas como hortelã e gengibre para apoiar a digestão.
  1. Alimentos para acalmar a mente:
  • Cereais: Use os mais refrescantes, fáceis e rápidos de preparar como a polenta, cuscuz ou bulgur. Arroz integral, quinoa e aveia para fornecer energia sustentada.
  • Chás calmantes: chá de camomila e lavanda para promover relaxamento.

Alimentos a evitar

Evite alimentos pesados, gordurosos e fritos, bem como o consumo excessivo de álcool, pois podem adicionar mais calor ao organismo e criar desequilíbrios.

Práticas de estilo de vida para o verão

O verão é a época para nutrir, acalmar e pacificar a nossa mente, espírito e consciência espiritual, e para conectar com o mundo ao nosso redor enquanto encontramos alegria nos dias quentes e nas longas noites de verão. Estas são algumas das minhas práticas favoritas para a transição para o verão, e para abraçar a energia transformadora que esta estação especial tem a oferecer: 

  • Acorde mais cedo pela manhã;
  • Vá para a cama mais tarde à noite;
  • Descanse ao meio-dia;
  • Procure o elemento Água para equilibrar o Fogo – nadar é uma ótima alternativa;
  • Introduza exercícios cardiovasculares na sua rotina, mantendo-os de acordo com a sua própria capacidade física;
  • Pratique atividades que lhe tragam alegria e dedique tempo aos seus interesses criativos;
  • Crie espaço para momentos gentis e tranquilos consigo mesmo;
  • Adote práticas lentas e conscientes, como meditação ou yoga;
  • Sintonize-se com a sua própria intuição e verdade interior;
  • Permita-se brincar;
  • Estimule os seus sentidos e passe tempo na natureza;
  • Priorize a conexão e o tempo com seus entes queridos, mas seja igualmente protetor da sua capacidade e cultive uma consciência gentil dos seus limites.

Adotar essas práticas de estilo de vida saudável pode ajudar a garantir que aproveite o verão ao máximo, mantendo-se energizado, hidratado e protegido. 

Aproveite o calor, a luz e a energia expansiva do verão para renovar e revitalizar o seu corpo e mente. 

Ao alinhar-se com a energia da estação, poderá viver em harmonia com a natureza e melhorar o seu bem-estar geral. Abrace a alegria, o calor e a expansão que o verão traz e deixe que isso o guie para uma estação de crescimento e realização. 

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais