O que é a sépsis?

Ana Isabel Pedroso // Setembro 13, 2022
Partilhar
sépsis
sépsis

A 13 de Setembro celebra-se o Dia Mundial da Sépsis. É de uma importância imensa já que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que haja uma morte por sépsis a cada 2,8 segundos.

Podemos considerar a sépsis uma crise global de saúde, uma vez que atinge entre 47-50 milhões de pessoas por ano e pelo menos 11 milhões de pessoas morrem desta causa por ano.

O que é a sépsis? 

A sépsis, sepsia ou sepse (que antigamente era conhecida como septicémia ou infecção no sangue) é uma resposta desregulada do nosso organismo a uma infeção. Esta resposta conduz à disfunção múltipla de órgãos e ao choque.  Em consequência, se não houver tratamento atempado, a sépsis pode mesmo ser fatal.

Sépsis é, portanto, a via final comum de resposta à maioria das doenças infecciosas, o que inclui a infeção viral a SARS-CoV-2/COVID-19. Pode ser infeção de qualquer tipo: abdominal, respiratória, urinária, da pele, etc..

Como prevenir?

Claro que o mais importante é a prevenção. Para prevenir a sépsis é fundamental o acesso a água limpa e potável, ter condições de higiene (lavar as mãos com regularidade), cumprir o plano nacional de vacinação e estar atento. Atento ao nosso corpo para detectar sinais como: confusão mental, dispneia, diminuição do débito urinário, pele marmoreada…

Stop Sepsis, Save Lives” é o mote do World Sepsis Day

Neste Dia Mundial da Sépsis vamos refletir como podemos instituir melhorias que ajudem a prevenir esta causa de morte tão importante a nível mundial. Estamos em melhoria contínua nesta área, mas ainda há muito caminho para percorrer!

Quem vem connosco celebrar este dia?

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais