O que é o Pilates Clínico?

Vera Pinto // Julho 22, 2021
Partilhar
Pilates Clínico
Pilates Clínico

Já todos ouvimos falar de Pilates, mas e de Pilates Clínico? Já ouviu falar? Sabe as diferenças?

Originalmente criado por Joseph Pilates durante a II Guerra Mundial, o Pilates foi pensado para atletas, como bailarinos e ginastas, como forma de evoluírem na sua modalidade através do fortalecimento muscular proporcionado por esta modalidade.

O que é o Pilates?

O Pilates é um método de treino cujos principais objetivos são: fortalecer o corpo, alongar os músculos e estabilizar a região lombo-pélvica, também conhecida como “core”.  

Baseando a sua essência na respiração controlada e na contração dos músculos abdominais mais profundos, o Pilates sempre se focou na execução correta do movimento (qualidade) e não na quantidade. Os benefícios tornaram-se claros nos praticantes e, como tal, a procura começou a aumentar. Assim, surgiu a necessidade de adaptar os exercícios para que qualquer pessoa, mesmo não sendo atleta, conseguisse aprender e executar. E foi desta forma que nasceu o Pilates Clínico. 

O que é o Pilates Clínico?

O Pilates Clínico foi criado por fisioterapeutas com o objetivo de ser utilizado como ferramenta terapêutica na reabilitação de pessoas com dor ou como método seguro de exercício físico, adequado a todos, incluindo grávidas e idosos, por exemplo.   

Foram modificados os exercícios originais, decompondo cada exercício em diferentes níveis de dificuldade, para que cada indivíduo possa progredir de acordo com as suas capacidades e limitações.

Hoje em dia o que vai encontrar no Pilates Clínico é uma avaliação detalhada da sua postura (e patologia, se existir) e a adaptação dos exercícios às suas necessidades e capacidades. Logo, uma experiência mais personalizada e segura.

Os principais benefícios do Pilates Clínico são:

  • Melhorar a postura;
  • Melhorar a consciência corporal;
  • Melhorar o equilíbrio e a coordenação;
  • Reduzir o perímetro abdominal;
  • Melhorar a força e resistência muscular, bem como aumentar a flexibilidade;
  • Prevenir lesões;
  • Diminuir a dor articular e muscular e aliviar a tensão e fadiga muscular;
  • Estimular o bem-estar psicológico e emocional e combater o stress;
  • Ajudar a prevenir e tratar a incontinência urinária, trabalhando o pavimento pélvico;
  • Acelerar a reabilitação após certas lesões.
Pilates Clínico

O Pilates Clínico preocupa-se em fazer com que a pessoa que o pratica se torne mais consciente da sua postura corporal, melhore o seu equilíbrio, força e fluidez de movimento. Por isso, tornou-se a modalidade indicada e mais prescrita pelos profissionais de saúde quando estamos perante pessoas com dor e patologia de coluna, por exemplo.

Qual a regularidade indicada para a prática de Pilates Clínico?

Na minha prática clínica utilizo muito exercícios de Pilates Clínico nos tratamentos que presto aos meus pacientes, mas também recomendo vivamente que façam aulas regulares de 1 ou 2 vezes por semana (consoante o caso e condição física) como forma de promover a saúde e prevenir recidivas.

Já Joseph Pilates escreveu que “com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros perceberão a diferença e com 30 sessões vai ter um corpo novo”. Do que está à espera para experimentar?

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais