O poder do foco

Alexandra Guimarães // Janeiro 26, 2022
Partilhar
foco
foco

O foco determina a direção da vida e ao mudarmos o foco mudamos a nossa vida. Por isso, nada melhor do que percebermos o poder do foco e usá-lo a nosso favor.

As perspetivas para este ano podem ser incríveis se eu começar já hoje a estar atenta a onde passo a maior parte do meu tempo focada.

Mas, o que é o foco?

Para percebermos rapidamente o que é o foco e porque ele tem tanta importância na nossa vida, imaginemos uma lupa. Quando a direcionamos a algo faz aumentar substancialmente o tamanho do objeto, da imagem, o que for que estivermos a ver através dela. A lupa é como se fosse o nosso foco, ou seja, no que eu me focar estou a aumentar substancialmente de tamanho aquilo em que me estou a concentrar. Logo, se eu me focar no que não controlo ou no que é negativo estarei a dar a importância ou dimensão que não tem. É uma total perda de tempo.

Sabia que o foco é um dos 3 principais modeladores do significado?

Sendo o foco um dos 3 principais modeladores do significado – e o significado é que dispara uma emoção – então, eu tenho o poder de alterar o que sinto através do significado que estou a dar a cada evento, situação ou momento na minha vida se direcionar o meu foco para algo que me empodera, controlo ou me serve

As pessoas passam 90% do tempo focadas em problemas e apenas 10% focadas em soluções. 

Ora, se eu estou a dedicar a minha energia, concentração e esforço aos problemas, não vejo as soluções. Certo? 

Uma boa forma de redirecionar o foco dos problemas para as soluções é fazermos melhores perguntas. 

Muita atenção às perguntas que fazemos no dia-a-dia sem nos apercebermos, pois elas condicionam o nosso foco. Se eu constantemente me pergunto: “Porque é que isto me aconteceu?”, “Porque tudo é assim comigo?”, o meu foco está no problema. Se eu me perguntar: “O que eu posso fazer com o que me aconteceu para…?”, então o meu foco está em soluções.

A minha comunicação externa é o resultado da minha comunicação interna.

E o que é que isto significa? Que o que me pergunto a mim mesma faz direcionar o meu foco para problemas ou soluções. Então, é importante que nos questionemos: De que forma, positiva ou negativa, é que estas perguntas estão a influenciar a minha vida?

Desafio-vos a agarrarem numa folha e numa caneta e escrevam o que está a acontecer convosco. Será um bom momento de reflexão e ao mesmo tempo impulsionador.

Reforçando ainda mais o poder do foco, e como ele pode ser fortemente limitador da nossa ação e baixar a nossa produtividade, além de nos focarmos a maior parte do tempo em problemas, em 90% do nosso tempo estamos focados em situações que não controlamos e não influenciamos. Uma boa analogia é visualizarmos um ovo estrelado no prato, sendo que o prato é o que eu não controlo, a clara o que eu não influencio e apenas a gema é o que eu, sim, controlo e influencio. É na gema que devo alocar todo o meu foco. Ou seja, a minha energia, alegria, pensamento, esforço e dedicação porque é só no que controlo ou posso influenciar que eu posso agir e fazer acontecer, pois depende diretamente de mim. Tudo o que eu fizer não é em vão. Estamos a dirigir os nossos recursos para o alvo.

Onde passa a maior parte do seu tempo – no passado, no presente ou no futuro?

Ainda sobre a percentagem do nosso tempo sobre a alocação do nosso foco, se eu lhe perguntasse, partindo de 100% como distribui, até agora, o tempo que passa focada/o no passado, presente ou futuro qual seria a sua resposta? 

Os estudos mostram garantidamente que as pessoas passam mais tempo focadas no passado ou no futuro. Ora, nem num tempo, nem noutro podemos agir, trabalhar ou decidir. 

As pessoas que estão focadas no futuro a maior parte do tempo estão ansiosas e vivem com medo de falhar, de não conseguir e limitam-se nas suas tomadas de decisões. Vivem só na certeza do que vai “dar certo” e procuram estabilidade, o que não as permite crescer e desenvolver. Já que ações no futuro pressupõem incerteza e o medo faz parte. 

Em relação às pessoas que estão a maior parte do seu tempo focadas no passado, essas vivem com sintomas depressivos, lamentam-se pelos eventos ocorridos e as desculpas são uma constante diária justificando a falta de ação. 

A realidade é que podemos condicionar positivamente o nosso futuro, mas a agir no agora. 

Só no presente podemos intervir! E, mais uma vez, o foco tem que ser neste sentido: no que eu posso fazer, no que me serve, nas ações que eu posso aplicar agora e me vão impulsionar. 

A vida não avança a olhar pelo espelho retrovisor! Por isso ele é tão pequenino e serve apenas para eu validar o que ficou ou está para trás e que me serve de lição para seguir o meu caminho com todo o conhecimento adquirido. O foco é no vidro da frente, é grande e permite uma ampla visão sobre o caminho. Assim, eu posso meter a primeira e começar a viagem!

Última questão: Está focada/o no positivo ou no negativo? 

Sabemos que a mente humana tendencialmente procura o negativo. Poderia dar-vos variadíssimos exemplos a que assistimos e vivemos diariamente, várias vezes ao longo do dia. Um exemplo muito atual que explica o poder da mente são os comentários que recebemos por termos feito uma publicação numa das nossas redes sociais. Imaginando que temos 50 comentários positivos e 1 negativo, qual é que nós vamos prestar atenção e nos vamos focar? 

Quando vamos fazer algo novo e nos perguntam, já sabes o que queres? Como vai ser? Seja novo emprego, novo relacionamento, nova decisão… Quantas vezes ouvimos como resposta: “Sei o que não quero”? Se eu estou focada no que não quero, como é que a minha mente vai saber o caminho, o que eu quero realmente? O positivo!

Não vou comer mais doces, açúcares processados. A mente não quer dor, sacrifícios ou perder. Por isso, vai condicionar o nosso comportamento ao prazer mais rápido e imediato. E lá voltamos nós a cair e a comer. Se eu lhe der as indicações para o caminho – foco no positivo, como, por exemplo: “Eu tomei a decisão de não ingerir mais açúcares processados e vou comer açúcares saudáveis só da fruta” – a mudança acontece. 

O poder está em nós.

Podemos e devemos ser os comandantes da nossa vida! Comecemos, então, a prestar mais atenção onde nos focamos a maior parte do tempo. 

Para isso basta perguntarem-se: 

  • Controlo ou não? 
  • Posso influenciar? Se não, nem perder tempo sequer.
  • Estou focado no problema ou na solução? 
  • Presente, passado ou futuro? 
  • Serve-me, faz-me evoluir?   

Para onde o foco vai é o que vais obter!

Investe, então, 90% da tua energia, do teu tempo, da tua dedicação e do teu esforço em soluções, no presente e no positivo do que controlas.

Ler mais

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais