Vamos falar de coisas boas: O períneo e o prazer!
Tudo bem, talvez eu tenha sido um pouco dura e mostrado um lado nada agradável do períneo, mas nem tudo são patologias e desconfortos.
Qual a função do períneo da mulher?
Na mulher o períneo também tem a função de fechar a vagina e sustentar o clitóris, sendo um dos grandes responsáveis pelo prazer que ela sente durante as relações sexuais, ajudando-a a ter orgasmos mais intensos e, até mesmo, orgasmos múltiplos.
A importância do autoconhecimento
Conhecer o próprio corpo é a primeira tarefa que uma mulher precisa fazer se quiser viver sua sexualidade em sua plenitude. Esta não é uma tarefa muito fácil pois, ao contrário dos homens que têm o pénis bastante exposto, nós mulheres temos o nosso órgão sexual mais escondido, para esta descoberta é necessário um lugar reservado e um espelho. Seria interessante se todas as mulheres fizessem, pelo menos uma vez na vida, este trabalho de autoconhecimento.
Para isso é preciso escolher um momento tranquilo, a mulher deve despir a sua roupa interior e ficar em uma posição onde com um espelho ela possa explorar o seu corpo. Assim, ela poderá ver a parte externa do seu órgão sexual: a vulva.
Há uma confusão e muitas pessoas pensam que o que nós podemos visualizar é a vagina, não, a parte externa do órgão sexual feminino chama-se vulva e ela é formada pelo clítoris, pequenos lábios e grandes lábios; depois, sim, temos a vagina que termina no útero.
Muitas mulheres ficam constrangidas pois têm os pequenos lábios maiores que os grandes lábios, não se preocupem com isso, o nome “pequenos e grandes lábios” faz com que esta confusão aconteça levando a mulher a acreditar que um deve ser menor que o outro.
Na realidade poucas vezes isso acontece, muitas mulheres têm os pequenos lábios (aqueles que são mais fininhos e estão mesmo envolta da entrada da vagina) maiores que os grandes lábios (que têm a pele mais grossa e ficam mais externos. Portanto, não fique constrangida se seus pequenos lábios não forem tão pequenos assim, isso é perfeitamente normal.
Jamie McCartney, um artista inglês, tem um belo trabalho sobre isso onde ele fez o molde de 400 vulvas de mulheres de diferentes partes do mundo, que tinham entre 18 e 76 anos, mostrando que não há duas vulvas iguais, “The Great Wall of Vagina” já foi exposto em vários países e ajuda a muitas mulheres a verem sua intimidade com mais naturalidade.
Qual é a função do clitóris?
Outra coisa que poucas mulheres sabem é que o clitóris é bem maior que aquele “botãozinho” que nós conseguimos visualizar.
O clitóris começa no topo da vulva, como se estivesse comandando tudo de cima, esta parte que nós conseguimos visualizar é a glande do clitóris. Mas, além dessa parte ainda temos uma grande parte que fica interna, o corpo do clotóris que está inserido no osso púbico e o bulbo do clitóris que está em volta da vagina, sob os pequenos lábios.
Na sua totalidade o clitóris mede cerca de 10 cm. Ele é o grande responsável pelo nosso prazer, sendo essa a sua única função no nosso corpo: dar prazer à mulher.
Por desconhecerem a anatomia do clitóris muitas pessoas pensam que há o orgasmo vaginal e o orgasmo clitoriano, mas isso não existe! Como parte do clitóris também está em volta da vagina, sempre que há penetração vaginal há contato do pênis com o clitóris, mas a parte mais sensível desse órgão, a que nos dá mais prazer, é a glande (aquele “botãozinho” que podemos visualizar), sendo muito mais fácil para a grande maioria das mulheres ter orgasmo quando esta parte é estimulada.
É preciso falar de sexualidade de forma descontraída.
E, por isso, mesmo, todos os meses eu e a psicóloga Érika Morbeck fazemos uma palestra sobre os vários aspectos da sexualidade humana. Eu falo dos aspectos físicos e ela da parte emocional e comportamental. É um bate-papo sério, divertido e descontraído que acontece na última quinta-feira de cada mês. Saiba mais informações aqui.