O País da surreal toponímia 

Vanessa Fidalgo // Junho 10, 2024
Partilhar
toponímia 
toponímia 

Há uns anos, viajava eu pelos caminhos de Portugal durante um curto período de férias, quando uma indicação na berma da estrada me tirou daquele torpor tipicamente característico do estio e do ócio. “Deixa o Resto”. Era o nome daquela terra que se cruzou comigo no meu caminho e que mais parecia um recado divino a lembrar-me que o descanso também é merecido e merecedor do nosso tempo. 

Apesar de estar de férias, contudo, ficou o bichinho: e porque não um dia fazer um livro sobre esta toponímia notável e variada, com tanto de poético como de divertido?

Porque se Chama Assim? – A Origem dos (estranhos) Nomes de Aldeias e Vilas Portuguesas

Demorou alguns anos até concretizar a ideia que me assaltou naquela tarde quente e dolente, mas quando finalmente “se fez”, não deixou dúvidas: Portugal pode ser pequeno no território, mas é enorme no génio popular, e os nomes das nossas vilas, lugares e aldeias são um bom reflexo dessa imaginação e criatividade. Basta olhar para o mapa: Abambres, Badamalos, Calfaioma, Belazaima do Chão, Escabralhado, Gondifelinhos, Isabeldeiras, Paradóstia ou Venfuzelas. Ele há nomes que não lembram nem ao diabo! 

Nota: Fotografia por Sérgio Lemos

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais