Há uns anos, viajava eu pelos caminhos de Portugal durante um curto período de férias, quando uma indicação na berma da estrada me tirou daquele torpor tipicamente característico do estio e do ócio. “Deixa o Resto”. Era o nome daquela terra que se cruzou comigo no meu caminho e que mais parecia um recado divino a lembrar-me que o descanso também é merecido e merecedor do nosso tempo.
Apesar de estar de férias, contudo, ficou o bichinho: e porque não um dia fazer um livro sobre esta toponímia notável e variada, com tanto de poético como de divertido?
Porque se Chama Assim? – A Origem dos (estranhos) Nomes de Aldeias e Vilas Portuguesas
Demorou alguns anos até concretizar a ideia que me assaltou naquela tarde quente e dolente, mas quando finalmente “se fez”, não deixou dúvidas: Portugal pode ser pequeno no território, mas é enorme no génio popular, e os nomes das nossas vilas, lugares e aldeias são um bom reflexo dessa imaginação e criatividade. Basta olhar para o mapa: Abambres, Badamalos, Calfaioma, Belazaima do Chão, Escabralhado, Gondifelinhos, Isabeldeiras, Paradóstia ou Venfuzelas. Ele há nomes que não lembram nem ao diabo!
Nota: Fotografia por Sérgio Lemos