O Mindfulness pode mudar a sua vida?

Filipa Maló Franco // Novembro 28, 2018
Partilhar

Confesso que sou uma grande amante do tema Mindfulness – demasiado até -, e não é por acaso que dediquei grande parte do meu mestrado a ler sobre o tema e a tentar perceber o porquê deste hype em torno desta palavra.

Qual a definição de Mindfulness?

No que toca à definição, a verdade é que ainda não existe um consenso na literatura, sendo que o Mindfulness pode ser considerado uma competência, um estado ou uma ferramenta. De qualquer forma, este conceito é proveniente do budismo e traduz-se como: atenção plena.

O que nos oferece a atenção plena?

Tal como o nome indica, está então relacionado com a nossa atenção e consciência do momento presente, envolvendo consequentemente, uma regulação da nossa atenção e uma postura sem julgamento. Na realidade, a atenção plena permite-nos ver a situação de uma forma objectiva, afastada e sem um julgamento emocional, o que nos pode ajudar a encontrar aspectos positivos em algo que em primeira análise poderia ser altamente destrutivo.

Inclusivamente, esta consciência e aceitação do momento presente, são considerados antídotos contra algumas formas comuns de sofrimento psicológico, como a ruminação, ansiedade, stress e depressão.

A minha experiência:

Neste caso, não há melhor exemplo do que falar da minha experiência. Há uns anos era extremamente stressada, vivia focada no passado e no futuro, antecipava tudo o que era problemas – que depois acabavam até por nem existir -, e vivia numa ansiedade constante. Até que descobri o Mindfulness.

Comecei a ler mais sobre o tema, a explorar a minha competência e a contrariar o meu primeiro impulso de pensamento. A meditação mindfulness foi, sem dúvida, uma grande ferramenta e foi na prática diária que comecei a olhar para as situações de uma forma diferente.

Através da meditação mindfulness treinamos a nossa forma de focarmos a nossa atenção, de evitarmos o julgamento constante daquilo que pensamos e sentimos, e é bastante simples: de uma forma resumida, basta focarmos a nossa atenção na nossa respiração ou nos nossos sentidos. Uma respiração consciente tem um grande poder no nosso corpo e mente, e é uma ferramenta fantástica.

Claro que, todos temos altos e baixos e, por vezes, encontro-me perante situações que me deixam altamente stressada – e por um lado ainda bem, porque como vimos neste meu post, o stress não é necessariamente um bicho papão -, antecipo problemas e sou bastante crítica comigo, com a situação e/ou com os outros. Mas, também é verdade que aprendi a parar, a contrariar esta ruminação, este pensamento que se pode tornar destrutivo e a ver o copo “meio cheio”.

Mas, então, como é que o Mindfulness pode mudar a nossa vida? 

  1. Dá-nos uma nova perspectiva

A chave é, sem dúvida, esta atitude sem julgamento e a observação dos nossos sentimentos, pensamentos e situação. Ao não julgarmos, evitamos aquela cascata de pensamentos como “eu nunca consigo”, “acontece sempre assim”, “não há outra forma”. A aceitação é a grande palavra-chave: aceitar que a perfeição não existe e focarmo-nos mais no momento presente.

  1. Evita a ruminação e pensamentos/emoções negativas 

Ao aceitarmos sem julgamento os nossos pensamentos, sentimentos e emoções, conseguimos diminuir a prevalência de emoções/sentimentos negativos, até porque, conseguimos mais facilmente fazer uma auto-regulação. Isto porque, não deixamos que os mesmos nos absorvam e em vez de nos entregarmos logo, conseguimos detectá-los, respirar fundo e entender porque é que os estamos a sentir, reduzindo a impulsividade.

  1. Impacto na nossa auto-estima

Estudos indicam que o aumento desta experiência de mindfulness, contribui para o aumento da nossa autoestima isto porque, acaba por influenciar, diminuindo a nossa autocrítica devido a uma atitude sem-julgamento, como também, influencia a prevalência de sentimentos e perspetiva mais positiva.

  1. Aumenta a nossa conexão com os nossos próprios sentimentos e pensamentos 

Devido à componente de observação presente neste conceito – observação daquilo que sentimos e pensamos, mas sem julgamento -, também permite uma maior conexão connosco, porém evitando o enviesamento. Observamos aquilo que sentimos e pensamos, mas sem criticar. A minha sugestão é que durante a meditação mindfulness, aponte num papel todos os pensamentos, sentimentos e emoções que vai ter inevitavelmente, para que possa depois reflectir sobre eles com calma e consciência.

  1. Aumenta a nossa concentração e desempenho profissional

Com a prática da meditação mindfulness, promovemos o desenvolvimento das nossas competências de atenção e auto-regulação, ao treinarmos o foco da nossa atenção na nossa respiração, ou nos nossos sentidos enquanto caminhamos ou tomamos banho, por exemplo. Quando fazemos uma actividade, a nossa mente não para, e temos uma grande tendência para pensar no passado, naquilo que temos para fazer e nos emails que nos falta responder. É importante aprender a parar, a desligar quando queremos e a focarmo-nos na tarefa que estamos a fazer de momento.

Com amor,

Filipa

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais