Confesso que pelo menos neste tema em particular sou uma pessoa dada a extremos de opinião. Sou anti tabaco. Detesto o cheiro a fumo de cigarros e ainda pior se for o de charutos, mas curiosamente acho “graça” ao cheiro dos cachimbos (são semelhantes ao incenso?).
A propósito do dia mundial contra o tabagismo, desafiei-me a escrever de uma forma menos intensa do que costuma ser o meu discurso. Sabem todos os meus doentes fumadores o quanto eu sou chato com o tema. O tabaco representa um enorme perigo para a pessoa e todos os que partilham o mesmo espaço. Acho que alguns doentes deixaram de fumar só para não ter de me aturar…
O fumo do tabaco contém mais de quatro mil compostos químicos, dos quais mais de quarenta são reconhecidos como carcinogéneos (podem provocar CANCRO). Aos produtos do tabaco são também adicionadas diversas substâncias, como a amónia, cacau, glicerina, mentol, baunilha, aromatizantes, entre outras, cujas consequências para a saúde, uma vez queimadas e inaladas, são não só prejudiciais como viciantes.
Um terço de TODOS os casos de cancro e cerca de 90 % dos cancros do pulmão estão relacionados com o tabaco. As mulheres que fumam tem um risco acrescido decorrente do consumo de tabaco, além do risco de cancro e doenças respiratórias e cardíacas tem menor fertilidade, menopausa mais precoce, risco agravado de osteoporose e, acima dos 35 anos, em conjugação com a pílula, risco aumentado de tromboses venosas e outras semelhantes.
Mesmo quem não fuma, mas que frequente um espaço poluído com o fumo do tabaco (chamados fumadores passivos) têm uma maior probabilidade de vir a contrair cancro do pulmão ou doenças cardíacas, respiratórias, ou outras já referidas.
No último censo nacional cerca de 20% da população de Portugal Continental é fumadora – felizmente os valores estão a diminuir – este ano o ministério da saúde decidiu, e bem, comparticipar os medicamentos para ajudar a deixar de fumar. Se é fumador esta é mais uma oportunidade para deixar esse terrível vício – por si, pela sua família e por todos nós – deixe de fumar.