A energia feminina é das mais especiais que existem, gera a própria vida e como feminista que sou, para mim, as mulheres são os pilares da vida.
Em Medicina Tradicional Chinesa (MTC) a mulher é a parte Yin do Yin&Yang, ou seja, a parte branca do símbolo já conhecido por todos. A energia da mulher, relativamente à energia masculina, é composta por menos sangue e mais energia vital.
Com uma energia única a mulher é um ser delicado mas forte, que se transforma várias vezes na sua vida – da primeira menstruação à gravidez e por fim à menopausa. Ao longo da vida, a energia da mulher transmuta e regenera-se trazendo algo de novo e de melhor em todas estas fases. É, ainda importante referir que, em MTC, a energia feminina move-se em ciclos de 7 anos; Ou seja, de 7 em 7 anos o ciclo muda e a energia transforma-se.
Existem dois pilares fundamentais para o equilíbrio da energia feminina: o sangue e as hormonas.
O Sangue
O sangue nas mulheres é o core, é o elemento mais importante. É responsável por funções mentais, memória e raciocínio, bem como funções como a menstruação, fertilidade, sono, energia dinâmica, equilíbrio do peso e do apetite.
Uma alimentação equilibrada ajuda o nosso corpo a produzir mais e melhor sangue, e é essencial para ajudar no nosso equilíbrio.
Alimentos fundamentais:
- Chocolate negro;
- Abacate;
- Frutos vermelhos;
- Cenoura;
- Abóbora;
- Arroz integral com feijão azuki;
- Ameixa umeboshi;
- Cerejas;
- Ovos;
- Castanhas.
Superalimentos:
- Bagas Maqui – ricas em ferro, potássio, zinco, cálcio e vitamina C, são super energéticas, melhoram o sangue uterino e são antioxidantes. Uma dose de Bagas Maqui contém a mesma quantidade de Resveratrol que 7 garrafas de vinho! São um poderoso tónico de sangue;
- Açaí – é rico em antioxidantes, potássio, ferro e vitamina B e E. Previne o envelhecimento e é uma fonte de energia natural para todo o organismo;
- Bagas Goji são ricas em antioxidantes, ricas em carotenoides e vitamina C é um superboost para o sistema imunitário e para a vitalidade de todo o organismo. Melhora a nossa resposta ao stress.
As Hormonas
As hormonas são fundamentais na vida e saúde de uma mulher. São, em parte, responsáveis por todas as fases de transformação física e emocional. Desempenham um papel fulcral no humor, disposição e energia que tem de ser nutrido.
Uma alimentação equilibrada ajuda o nosso corpo a regularizar as hormonas e a torná-las amigas em vez de inimigas, sendo que devemos ter em atenção os seguintes alimentos, superalimentos e truques.
Alimentos que ajudam na regularização hormonal:
- Sementes de linhaça;
- Abacate;
- Sementes de chia;
- Romã;
- Figos secos;
- Bagas Goji;
- Levedura de cerveja.
Truques para regularização hormonal:
- Adicione 1 colher de sobremesa de óleo de coco por dia para acelerar o metabolismo;
- Aumente o consumo de chá verde (matcha é o melhor) para ajudar o corpo a desintoxicar;
- Coma hidratos de carbono 1 vez ao dia e sempre de qualidade (arroz integral ou batata doce);
- Coma sempre ¾ do prato com vegetais e, na maioria das vezes, já cozinhados;
- O pequeno-almoço e o jantar devem ser líquidos (batidos de fruta e vegetais e sopa).
Superalimentos que promovem a regularização hormonal:
- Maca – rica em vitaminas e minerais, ajuda a combater a osteoporose. Aumenta a energia e a boa disposição. Regula as hormonas;
- Amla – fruto Indiano rico em antioxidantes e vitamina C, protege o corpo de infecções, melhora a pele, fortalece o coração e pulmões, melhora o funcionamento do fígado e do cérebro;
- Fo-ti – planta que cresce nas montanhas do Centro e Sul da China, muito utilizada em MTC, como tónico dos Rins, Fígado e Estômago. A fo-ti é super energizante e previne o envelhecimento precoce. Estimula a produção de estrogénios equilibrando as hormonas;
- Ashwaganda – anti-inflamatório e antibacteriano, um preventivo por natureza, melhora a resposta do sistema imunitário e previne o envelhecimento precoce.
Espero que gostem!
Até já,
Tâmara