Novo Coronavírus e animais de companhia

Nuno Miguel Sousa // Março 16, 2020
Partilhar

O que é a doença Covid-19?

A doença conhecida como Covid-19 é provocada por um novo coranavírus (SARS-CoV-2) que infecta os seres humanos, sendo responsável pelo desenvolvimento de uma doença respiratória aguda potencialmente fatal. 

A principal forma de transmissão de Covid-19 parece ser de humano para humano, embora as evidências pareçam apontar no sentido de que o vírus teve origem num fonte animal. Esforços ainda estão a ser levados a cabo para tentar identificar qual foi esta fonte animal e quais as espécies envolvidas. Estudos genéticos aos SARS-CoV-2 revelam que este é um parente próximo de outro coronavírus identificado a circular em populações de morcegos.

O meu animal de companhia está em risco?

Até ao momento não existe nenhuma evidência científica de que a Covid-19 possa provocar doença nos animais de companhia nem ser transmitida por estes aos humanos. Nesse sentido, não existe nenhuma justificação para ser tomada qualquer medida que coloque em risco o bem-estar dos nossos animais de companhia com base nesse receio infundado, nomeadamente o abandono. Infelizmente já têm surgido notícias de animais abandonados pelos seus donos devido à falta de informação fidedigna e validada (ou ao excesso de fake news em alguns meios), pelo que importa sublinhar esta ideia: por favor, não abadone o seu animal de estimação em nenhuma circunstância e especialmente devido à pandemia de Covid-19, sobre a qual não existe nenhuma evidência de que eles tenham qualquer responsabilidade

É verdade que os cães e gatos também podem ser infectados por coronavírus, mas de tipos diferentes do SARS-CoV-2, provocando principalmente sintomatologia gastrointestinal nos cães e Peritonite Infecciosa Felina (PIF) nos gatos.

Preciso de ter alguma precaução ou medidas preventivas?

Apesar de não transmitirem o vírus aos humanos, em Hong Kong foi reportado o caso de um cão no qual foi identificado material genético do vírus SARS-CoV-2 após contacto próximo com os seus donos, que estavam doentes com Covid-19. O cão não manifestava nenhum sinal clínico da doença. Tendo em conta esta informação, as recomendações actuais são que as pessoas confirmadas como doentes com Covid-19 deverão limitar o contacto com os seus animais de companhia até existir mais informação científica disponível sobre a doença. Ou seja, uma pessoa infectada que estiver a cumprir o obrigatório isolamento, nos casos em que lhes seja permitido estar em casa e não seja necessário o internamento hospitalar, deverá isolar-se também do seu animal de companhia sempre que isso for possível e delegar a outra pessoa os cuidados com o mesmo. Se este isolamento não for possível e a pessoa infectada tiver mesmo que cuidar do seu animal de estimação, recomenda-se a utilização de uma máscara para a protecção deste. Na eventualidade da pessoa se encontrar em quarentena devido à possível exposição ao vírus, não deverá sair para passear o seu cão por existir risco de contágio para outras pessoas.

Em suma, não penalize os seus animais de companhia nem tome decisões sem se assegurar que tem à sua disposição toda a informação relevante disponível. Por favor, siga todas as indicações da Direcção Geral da Saúde (DGS) e em caso de dúvida sobre como proceder em relação a um animal, contacte um médico veterinário.

Nota: Fotografia por Verónica Silva

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais