A nossa cervical - Parte 1

Carla Rosa // Abril 12, 2017
Partilhar

Na coluna vertebral, uma sobrecarga de esforço pode causar uma variedade enorme de problemas.

Se é uma situação que afeta mais o tecido mole, então temos um caso clínico de mialgia.

Na coluna temos uma série de arcos que têm que funcionar juntos para amortecer o impacto que se cria em cada ação da coluna. Quando há uma restrição de movimento, a função amortecedora dos arcos fica disfuncional o que vai provocar uma lesão vertebral.

Essas lesões vertebrais podem ser de vários tipos: pode ser a relação entre as vértebras que pode manifestar-se como uma discopatia, um bloqueio a nível articular afetando a vértebra ou a costela. Se estas lesões não são tratadas atempadamente e mantêm a disfunção, então o processo degenerativo vai acelerar, pois não existindo movimento de compressão e descompressão entre as vértebras, a circulação dos fluídos que nutrem os discos e a cartilagem vai ser afetada. Com o tempo, acaba por provocar uma diminuição de espaço entre as vértebras, causando mais pressão nas articulações e afetando o espaço do Sistema Nervoso.

Na cervical o espaço é mais estreito e móvel, formado por vértebras, articulações, ligamentos e músculos pelos quais passam nervos, vasos sanguíneos, o esófago, a traqueia e a medula.

A nossa coluna tem tendência a ajustar-se à linha de gravidade, ou seja, mesmo que haja uma lesão na coluna vertebral a nossa cabeça e coluna vão adaptar-se e ajustar-se o mais possível para que o corpo possa andar o mais ereto possível. Por isso, quando avaliamos a cervical temos que ter em consideração toda a coluna, pois muitas vezes a lesão primária encontra-se noutro sítio da coluna.

Hoje em dia, muitas pessoas sofrem de dores na cervical, devido ao trabalho e às rotinas diárias. A nossa coluna passa por muitas agressões e a cervical é a zona mais afetada pois sofre de lesões da própria cervical e também se vai adaptar a outras lesões que provêm de outro sítio da coluna, também com acidentes de viação, no desporto ou situações que podem surgir mesmo no nascimento.

Existe um conjunto de nervos importantes que provêm da cervical e que vai enervar os membros superiores – o Plexo braquial. Muitas vezes, quando acontece alguma lesão que afete este plexo o normal funcionamento dos membros superiores pode ficar comprometido.
Os problemas na cervical trazem associados variadíssimos sintomas: dores de cabeça, tonturas, cefaleias, formigueiro nos membros superiores, zumbidos nos ouvidos, entre outros.

É importante não esquecer que a cervical vai sofrer alterações também por outras disfunções ou patologias da coluna, pois no caso de lesão a coluna adapta-se de maneira a que o corpo ande o mais ereto possível, próximo do centro de gravidade e procurando uma postura mais antiálgica, portanto uma postura totalmente errada. Com isto a cervical sofre sempre. Muitas vezes as queixas começam pela cervical mesmo sendo um problema secundário, por isso é de extrema importância a avaliação global do corpo.

É muito importante ter em atenção a vossa postura e qualquer alteração ou queixa, consulte um especialista, pois faz toda a diferença. Deixar arrastar uma situação de dor ou má postura só vai agravar a situação e o processo de recuperação.

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais