Amor, Oftalmologia e Uma Varanda sobre Tóquio
Aconselho a todos a leitura do belíssimo texto “Não basta amar para ficar”, da psicóloga Diana Gaspar. “Se ter um relacionamento pode contribuir para a felicidade, também pode contribuir em igual medida para a ausência de saúde mental. Se é ela que está em causa, então não basta amar para ficar. Para ficar precisa de haver respeito mútuo, conforto para se ser e expressar quem é, segurança com previsibilidade, e admiração pela pessoa com quem partilhamos uma vida.”
O oftalmologista Professor Dr. Eugénio Leite responde à pergunta: “É possível corrigir o estrabismo?”. “Os diferentes tipos de estrabismo têm todos correção cirúrgica com índices de sucesso elevados, mas nem sempre total. Convém dividi-los consoante a idade e causa.” “(…) A técnica cirúrgica será escolhida consoante o tipo de estrabismo em causa.”
“A dança do casal”, da psicóloga Silvia Dias, é um artigo que usa a dança para fazer um paralelismo com o que se passa nas dinâmicas do casal. “Quando o casal consegue aceder, identificar, organizar e expressar as suas emoções e consequentemente, comunicar as suas necessidades emocionais de forma vulnerável, a música é escutada e a dança sintonizada. O casal sente-se seguro e a conexão fortalece-se.” É muito interessante pensar numa relação como uma dança, que pode ser desfrutada em sintonia ou vivida de forma negativa, porque aquilo que sentimos é simplesmente que esbarramos nos pés do outro.
David Lopes escreveu o livro “Uma varanda sobre Tóquio”, que resolvi retratar num artigo, por ser diferenciador a vários níveis. É uma obra trilíngue que mergulha nos detalhes da cultura japonesa. Apresenta mais de cem crónicas ilustradas sobre a vida quotidiana naquela cidade. Publicado para comemorar o 480.° aniversário da chegada dos primeiros portugueses ao Japão, o livro destaca o encontro humanista entre as duas culturas. É uma verdadeira inspiração.
Boa semana.
MENTE SÃ Diana Gaspar // Fevereiro 12, 2024 Se ter um relacionamento pode contribuir para a felicidade, também pode contribuir em igual medida para a ausência de saúde mental. Se é ela que está em causa, então não…
|
SAÚDE Eugénio Leite // Fevereiro 13, 2024 O estrabismo, uma condição ocular caracterizada pelo desalinhamento dos olhos, é uma preocupação que afeta todas as idades, exigindo abordagens distintas para crianças e adultos.
|
MENTE SÃ Sílvia Dias // Fevereiro 14, 2024 Todos os casais se relacionam através de uma dança própria e específica. Às vezes essa dança liga-os e aproxima-os, outras vezes afasta-os e separa-os.
|
LAZER Fátima Lopes // Fevereiro 15, 2024 Uma leitura imperdível para aqueles que procuram explorar o coração pulsante de Tóquio e envolver-se em narrativas que transcendem fronteiras.
|