Natal natural - Decorar com plantas natalícias

Teresa Chambel // Dezembro 3, 2021
Partilhar

As minhas sugestões para este Natal são decorações com plantas verdadeiramente natalícias, pinheiros naturais, plantas com folhagens encarnadas, bagas, flores e também pequenas coníferas, com formas piramidais que fazem lembrar pequenas árvores de Natal.

Árvore de Natal natural

Há cada vez mais pessoas que se rendem aos “Pinheiros” de Natal naturais. Temos de destacar o aroma, a tradição e  também o facto de ser a opção mais ecológica, ao escolher o Abeto Natural em detrimento da árvore artificial. A beleza , simetria e elegância da sua forma fazem com que estas plantas proporcionem decorações mágicas. O cheiro do pinheiro  que inunda a casa ajuda a criar uma atmosfera muito agradável que faz parte da tradição no Natal.

Produção sustentável de Pinheiros de Natal

As espécies comercializadas para serem árvores de Natal são produzidas em viveiros especializados em Abetos nórdicos. E, por cada árvore abatida outra é plantada no seu lugar. É uma produção agrícola como outra qualquer.

Os pinheiros naturais são amigos do ambiente

Do ponto de vista ambiental, a opção pela árvore natural é a escolha mais acertada, dado que a sua produção consome grandes quantidades de dióxido de carbono e produz oxigénio para a atmosfera. Depois de serem utilizadas, as plantas são biodegradáveis. A maioria das Câmaras Municipais recolhe gratuitamente para reciclagem. Por seu lado, o fabrico de uma árvore artificial à base de metal e plástico produz dióxido de carbono e é muito poluente. Como não é reciclável, o seu destino é ficar em aterros sanitários durante séculos. 

Quais as espécies mais apropriadas?

A árvore perfeita será aquela cuja forma seja em cone e com grande densidade de ramagem. Destacam-se os abetos e as píceas, que são as mais usadas e comercializadas em Portugal, existindo com tonalidades diversas.

Pícea

Plantas com folhagem natalícia

Todos os cedros e cupressus têm uma folhagem e forma que de alguma  maneira chama ao Natal, têm também um aroma muito agradável e são muito resistentes, podendo ser excelentes aquisições para o jardim, varanda, terraço ou para ter dentro de casa (nesta época), depois devem ser colocados lá fora. As suas ramagens podem ser facilmente usadas para decorar as mesas de forma muito simples, conjugadas com Ilex verticcilata.

natalícias
natalícias

. Ilex verticcilata

Ilex verticcilata

Esta é uma das minhas plantas favoritas para o Natal, é também uma das mais procuradas. A sua originalidade deve-se ao facto de ser uma planta de folha caduca que tem as suas bagas quando não tem ainda folhas, o que faz com que as bagas brilhem ainda mais. Tem uma floração exuberante branca no final da Primavera ou início do Verão, seguida da frutificação que está agora em pleno.

Plantas com bagas

. Ilex aquifolium L. (Azevinho)

Arbusto ou árvore perene que pode atingir até 20 metros de altura. Muito utilizada como ornamento natalício pelos seus frutos vermelhos e carnudos, e pelas suas folhas coriáceas (duras) e com recortes muito característicos. É uma espécie protegida por lei de acordo com o Decreto-Lei nº 423/1989, de 4 de Dezembro. Atenção que tanto os frutos como as folhas são tóxicos.

Azevinho

Plantas com folhagem encarnada

. Poinsettia Estrela-do-natal (Euphorbia pulcherrima, que significa “a mais bonita de todas”)

Originário da América Central, este arbusto tropical tem vindo a ser melhorado geneticamente dando origem a diferentes cultivares que se diferenciam quanto à forma, cor e textura. As Poinsettias mais vulgares são as vermelhas tradicionais, mas também encontrará nos centros de jardinagem plantas de cor branca, cor-de-rosa e fúcsia. A cor da planta não é dada pelas flores, mas, sim, pelas brácteas. Brácteas são estruturas foliáceas associadas às inflorescências cuja função é a proteção das flores.

Estrelas-de-natal

Plantação: As Poinsettias são plantas mais indicadas para o interior. Devem estar num local com muita luz, preferencialmente numa divisão virada a sul e perto de uma janela. No interior procure evitar que a planta esteja perto de uma fonte de calor, lareira ou aquecedor, para não desidratar. Se desejar plantar no exterior, deve procurar as zonas mais soalheiras e quentes do jardim ou terraço e ter em conta que este arbusto pode chegar aos 2 a 3m de altura. Já é possível encontrar variedades mais resistentes para plantar no jardim.

Manutenção: Para conseguir garantir uma planta bonita durante vários meses deve saber gerir muito bem a quantidade de rega. O substrato não deve estar encharcado e muito menos manter água no fundo do vaso ou do prato. As regas podem ser espaçadas de modo a permitir que o substrato seque à superfície. Não conseguimos definir uma periodicidade certa para a rega, porque depende das condições de cada local, mas normalmente uma vez por semana será o suficiente.

Quando plantado no jardim devemos ter o cuidado de regar os arbustos diretamente no pé para evitar molhar e danificar as brácteas, preferindo rega gota-a-gota a rega por aspersão.

Depois de terminar a floração, na Primavera, pode podar drasticamente a sua Poinsettia, fertilizá-la e regá-la regularmente, manter num local soalheiro e esperar por nova rebentação. No Outono surgiram de novo as primeiras brácteas coloridas.

. Nandina

Nandina

Há uma série de arbustos que com as suas folhagens encarnadas conferem um tom de Natal ao jardim, ao terraço, à varanda e até dentro de casa, se usarmos a folhagem para as jarras, etc.. A Nandina é uma delas. Pode ser mantida durante algum tempo em casa, mas depois tem de ir para o exterior. A sua folhagem faz decorações muito bonitas. Também é uma boa opção para decorar a entrada de casa, a varanda ou o jardim.

Flores encarnadas

Ciclâmenes

Todas as flores encarnadas quando combinadas com folhagens verdes ficam com um ar natalício. Pode optar por flores de corte ou por vasos com plantas, que duram muito mais tempo e acabam por ser uma boa compra. Os ciclâmenes são uma excelente opção, pois fazem centros de mesa e arranjos muito bonitos, e duram bastante tempo dentro de casa.

Plantas talhadas em pirâmide

Plantas talhadas em forma de pirâmide cupressus podem ser alternativas às árvores de Natal e funcionar como pequenas árvores. Ficam muito bem, quer no exterior quer no interior.

natalícias

Feliz Natal natural!

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais