Qual o melhor chá para drenar? E para ajudar a melhorar o trânsito intestinal? Quais as ervas ou frutos que devo escolher para um bom antioxidante com efeitos anti-envelhecimento? Existe algum ingrediente que ajude a controlar o apetite? Deverá tomá-los com moderação? Quais as suas limitações e contraindicações?
Não é de agora que os chás, as ervas secas ou frescas e as mezinhas fazem parte do leque de curas e remédios caseiros das nossas avós e a verdade é que muitas delas podem ser um excelente aliado na eliminação de toxinas e na reposição de elementos antioxidantes que façam frente às agressões do stress do dia-a-dia e às consequências dos radicais livres. Basta sabermos utilizar os ingredientes certos e estas podem ser formas alternativas de hidratar e garantir o aporte de água em conjunto com propriedades complementares do mais variado tipo.
As infusões são uma grande ajuda durante o processo detox e que nas estações mais frias, quando tomadas quentes, podem ser uma excelente forma de aquecer o organismo sem ter de recorrer a alimentos mais calóricos.
Como limpar o organismo?
Num processo detox os rins são órgãos fundamentais para a eliminação de toxinas do nosso organismo. Tanto das toxinas produzidas internamente pelo próprio organismo, como as ingeridas do meio externo. É a partir deles que é feita a filtragem dos nossos fluídos corporais, com a consequente produção de urina. É através desta mesma urina que conseguimos expelir a maior parte dos elementos que o nosso organismo não necessita e que podem ser potencialmente tóxicos. Para que estes órgãos funcionem da forma mais eficiente é fundamental um correto aporte de líquidos, caso contrário estes depuradores naturais vêem-se obrigados a concentrar a urina para que numa quantidade mínima de água consigam eliminar a máxima quantidade de elementos indesejados.
É este pilar tão simples e tão importante que é a hidratação que, muitas vezes, é esquecida ou posta de lado e que pode tão bem ser colmatada com a preparação de chás, tisanas ou infusões variadas sem a adição de açúcar.
A importância de consumir chás, tisanas ou infusões variadas sem a adição de açúcar
O seu consumo é especialmente útil na fase inicial da desintoxicação onde o organismo se encontra mais sobrecarregado e muitas vezes o consumo de água não chega sequer ao litro e meio recomendado. Para além das funções específicas de cada erva ou fruta utilizada, o seu consumo não açucarado contribui de forma substancial para a correta hidratação ao longo do dia.
Mas, antes demais, para entender o que é um chá detox, precisamos saber em primeiro lugar o que significa o termo “detox”, tanto utilizado nos últimos anos para vender um sem fim de produtos tantas vezes apresentados como milagrosos.
O que é um detox?
Na verdade, o organismo humano tem a capacidade de aproveitar a maioria dos elementos fundamentais ao seu equilíbrio e, na maioria das vezes, de eliminar o que lhe é prejudicial, irrelevante ou excessivo. São estes elementos que não aportam benefícios e que podem ter um papel potencialmente nefasto que são considerados tóxicos para o nosso organismo. Entende-se como desintoxicação qualquer processo que potencia a eliminação destes elementos ou a sua transformação em componentes tolerados pelo corpo humano. O nosso corpo, quando bem nutrido e em equilíbrio, consegue transformar e eliminar estes componentes.
Uma alimentação detox que incluí (ou não) estes ditos chás ou infusões é uma alimentação que fornece, em parte, elementos nutricionais ou funcionais que permitem o nosso organismo funcionar na sua plenitude e executar as suas funções orgânicas de forma mais eficaz e eficiente.
A utilização de sumos, águas, chás, infusões ou tisanas detox é uma técnica da nutrição funcional.
Há muito que utilizo esta técnica na minha prática clínica com o objetivo estimular e/ou auxiliar a eliminação de substâncias nocivas ao organismo. Estes são os aliados ideais, pois os seus componentes possibilitam a melhoria do funcionamento hepático, intestinal, renal e do próprio funcionamento orgânico global, permitindo ao organismo metabolizar de forma mais eficiente todos os ingredientes a que é exposto no decurso da sua vida.
Quais são as principais ervas usadas em chás detox?
Alguns chás e infusões podem trazer benefícios para a saúde, para além de ajudarem neste processo detox ou de eliminação. Isso acontece devido à ação conjunta de antioxidantes e fitoquímicos que estão presentes em alguns alimentos e ervas medicinais, facilitando o trabalho do organismo em eliminar toxinas pelas vias naturais. As principais ervas usadas com esta função são a cavalinha, chá verde, hibisco, gengibre, dente-de-leão, hortelã, mas existem muitas outras. Uma sugestão para as infusões é sempre variar os ingredientes e também acrescentar especiarias como canela, cravo da Índia (cravinho), cardamomo e açafrão, por exemplo.
15 Benefícios de um detox:
São inúmeros os benefícios sentidos com uma alimentação limpa, equilibrada, funcional e detox como:
- Aumentar a sua Energia;
- Perder Peso;
- Fortalecer o Sistema imunitário;
- Melhorar o aspeto da Pele;
- Aumentar o consumo de alimentos de origem vegetal;
- Reduzir valores de colesterol sanguíneo;
- Clareza Mental e melhoria da memória;
- Cabelo forte e saudável;
- Sensação de Leveza;
- Anti-envelhecimento;
- Sensação de bem-estar;
- Drenar e desinchar;
- Melhorar a circulação sanguínea e linfática;
- Regular o trânsito intestinal;
- Prevenir ou retardar doenças infeciosas e degenerativas.
O que deve ter em atenção antes de fazer um detox:
É importante ter cuidado pois nem todos os chás e infusões podem e devem ser consumidos com frequência e grandes quantidades. Alguns deles possuem ação laxante, termogéncia, diurética, entre outras, e, por isso, não são aconselhados para todas as pessoas.
Vale a pena destacar também que o ideal é fazer a sua infusão com a erva fresca ou seca, com a técnica correta para que todos os fitoquímicos sejam preservados, nomeadamente no que toca à temperatura da água para a sua preparação.
Não existe uma fórmula mágica para emagrecimento. Juntamente com outros factores os chás contribuem na perda de peso, porém não fazem milagres.
É importante que fale com um especialista de forma a retirar todos os benefícios de uma alimentação detox e garantir que o seu organismo se mantém saudável e em equilíbrio.