Mitos e verdades sobre as castanhas

Maria João Campos // Novembro 11, 2021
Partilhar
castanhas
castanhas

A Dieta Mediterrânea é Património Cultural Imaterial da Humanidade. Encoraja-nos a alimentarmo-nos saudavelmente, mas também a “partilhar refeições e tradições”. É isso mesmo que fazemos neste 11 de Novembro, em que o magusto com castanhas é obrigatório.

No dia de São Martinho vai à adega e prova o vinho.”

Se é verdade que a castanha é um fruto amiláceo, típico de Outono e interessante do ponto de vista nutricional dado o seu teor em vitaminas, minerais e hidratos de carbono complexos, é um mito que deve substituir a fruta numa refeição principal. Isto porque a sua utilização é mais adequada à substituição da batata, arroz ou massa. Por exemplo: 4 castanhas são nutricionalmente semelhantes a 120g arroz, o que corresponde a ¼ do prato.

Sabia que…

Na Idade Média, os castanheiros eram conhecidos como a árvore do pão e antes da chegada à Europa da batata e do milho, a castanha tinha um papel fundamental na alimentação, uma vez que, quando faltavam os cereais, este fruto era o alimento base dos mais pobres.

É verdade que a castanha é uma excelente e saudável fonte de energia. 

É um mito que não pode ser ingerida por pessoas que querem perder peso e por pessoas com diabetes. Ora, a castanha pode ser ingerida nas quantidades adequadas por pessoas que estão a fazer uma alimentação hipocalórica para perda peso. Relembro que as castanhas são menos energéticas que os frutos secos, tendo também um efeito saciante. O mesmo se aplica às pessoas com diabetes, também elas podem ingerir castanhas, mas devem ter em conta o seu teor em hidratos de carbono aquando da administração de insulina.

1 castanha (20g) – 39kcal; 7,9g HC; 0,6g P; 0,2gL; 1,2g Fibra

(fonte: tabela de composição dos alimentos portugueses)

Se é verdade que a ingestão de castanha crua e assada pode provocar flatulência, também é verdade que a castanha cozida tem um efeito mais discreto a esse nível e se for cozida com erva doce ainda mais discreto o é.

É um mito que as pessoas com intolerância ao glúten não podem comer castanhas. 

O que é verdade é que a castanha não tem glúten e, por essa razão, é bem tolerada por doentes celíacos, podendo a sua farinha ser usada para a confeção de alguns doces para esta população.

As castanhas são alimentos saudáveis, da época e muito ricos nutricionalmente, podendo ser confeccionadas de várias formas e ingeridas em momentos sociais cheios de significado para a população portuguesa. Por isso, desfrute do Verão de S. Martinho, use as castanhas, mas não abuse delas.

Ler mais

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais