Meus queridos vizinhos

Fátima Lopes // Maio 20, 2024
Partilhar
vizinhos
vizinhos

O meu livro mais recente, “O amor mora no andar de cima”, tem duas personagens que são um casal de idosos, muito amigos da Ana, a personagem central, e que vivem no mesmo prédio. As conversas que acontecem entre os três, as partilhas, o afeto, o amor que existe, tem levado muitos leitores a enviarem-me e-mails para falar da importância de alguns dos seus vizinhos e do valor que têm tido nas suas vidas. 

Sinto que a categoria “vizinho” tem sido bastante desvalorizada nas últimas décadas. 

Nas aldeias acontece menos, porque tudo se passa em menor escala, o ritmo é menos acelerado, o que faz com que as pessoas se vejam e cuidem mais e toda a gente conhece toda a gente. Nas grandes cidades, em geral, não é assim. Com a desculpa de que vivemos em prédios grandes, ou que a vida é muito agitada e, por isso, não nos cruzamos com ninguém, desconhecemos por completo quem são os nossos vizinhos. 

Desperdiçamos a oportunidade de conhecer pessoas que podem ser pessoas de bem, que acrescentem vivências positivas à nossa vida e que aumentem o sentimento de pertença a uma comunidade ou localidade.

É aconchegante saber que se eu precisar de alguma coisa, posso tocar no andar de cima, ou no de baixo ou na porta ao lado. Que juntos podemos cuidar do espaço que é de todos. Que se tivermos filhos com idades próximas, podem aproveitar algum tempo juntos. 

Tudo isto faz ainda mais sentido quando os vizinhos são idosos. 

Normalmente, quando a sua saúde permite, estão muito disponíveis para ajudar e apoiar. Precisam de ser simplesmente ouvidos e valorizados no conhecimento e na experiência que a vida já lhes trouxe. 

vizinhos

Neste meu livro, a Dona Clarisse e o Senhor António são os grandes amigos de Ana. Aqueles que a acolheram quando foi sozinha viver para o prédio com uma filha pequena para criar. Aqueles que continuaram sempre a acompanhá-la e a apoiá-la, como se de uma filha se tratasse. Há muitos vizinhos que já são assim e há muitos outros à espera da oportunidade de o serem. 

E vocês conhecem os vossos vizinhos? Sabem quem são? 

Deem uma oportunidade à vizinhança e enriqueçam o vosso universo afetivo.

Nota: Fotografias por Verónica Silva

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais