Luísa Villar tornou-se conhecida do público através do seu “MesaLuísa”, um programa de culinária que foi emitido na SIC Mulher e está disponível na plataforma OPTO. Este é um programa que surgiu na sequência de um projeto que a Luísa tem e que pretende divulgar a nossa gastronomia junto dos turistas.
Luísa Villar é uma mulher com ligação íntima à cozinha.
Sempre adorou cozinhar, experimentar e fazer os outros felizes com os pratos que saem das suas mãos. E, por isso, é para mim natural que agora escreva um livro.
“MesaLuísa” é um livro original e diferenciador.
A Luísa não poderia escrever um livro igual a tantos outros porque ela é uma mulher diferente. É arrojada, atrevida, sonhadora, empreendedora e sempre gostou de pensar “fora da caixa”. Este livro é a prova disso mesmo.
Ao contrário dos livros de receitas mais tradicionais, o “MesaLuísa” não possui fotografias, nem explicações do passo-a-passo, ou seja, do modo de preparação de cada receita apresentada. Isto porque os livros de culinária antigos eram dirigidos a mulheres de classe média-alta que tinham sempre criada e/ou cozinheira. E foi precisamente através desses livros que a Luísa entrou na casa dessas mulheres, imaginou as suas vidas, as suas formas de pensar e agir e decidiu fazer algo diferente.
A Luísa decidiu contextualizar as receitas.
Começou por organizar o livro por ementas, ao invés da forma mais comum que é por pratos. Depois pensou o porquê de cada menu, o porquê de cada refeição e quem estava por detrás dela. A intenção foi que, através daquela ementa e daquela mulher, viajássemos no tempo e conseguíssemos imaginar-nos sentados àquela mesa e naquele dia.
Nenhuma das personagens é real, mas a Luísa Villar inspirou-se em dezenas de histórias de mulheres incríveis que viveram durante a primeira metade do século XX. E, onde é que ela as descobriu? Na biblioteca nacional, onde passou longas horas em busca destas mulheres que dessem vida e propósito às suas receitas.
As receitas são praticamente todas retiradas de livros do século XX.
São receitas de livros publicados e de livros não publicados, que a Luísa adaptou aos dias de hoje.
São muitas as mulheres que compõem este livro, desde a cozinheira, costureira, cantora lírica, jornalista, atriz e empresária, dona de casa, condessa, modista, etc.. Todas são mulheres que viveram entre 1920 e 1958 e que nos ajudam a transportar para as vivências das respectivas épocas, imaginando-nos nas suas mesas com tudo o que era colocado para as refeições.
Tal como a vida, que vale a pena ser saboreada devagar, este também é um livro que deve ser digerido sem pressas.
“MesaLuísa” é um livro intenso, o que num livro de cozinha não é habitual. Este é um livro com história, que nos faz olhar para aquilo que colocamos em cima da mesa com outro respeito. É o livro da Luísa Villar e por isso não poderia ser menos do que isto. Ela é uma mulher que aposta fazer diferente e que vai atrás daquilo em que acredita. E ainda bem que acreditou ser possível fazer um livro assim, porque é sem sombra de dúvida, um livro diferenciador.
Nota: Fotografia por Carolina Prata