Acredito que quanto mais aprender à cerca da meditação, maior será a sua vontade de experimentar e, a partir do momento que se aprende e que se alcançam os seus benefícios, já não queremos outra coisa. É como descobrir um tesouro, um tesouro tão valioso que vai transformar a sua vida.
O que é então meditação e como se deve praticar?
A palavra meditação deriva de duas palavras latinas: meditari (exercitar a mente, para se entender) e mederi (curar). Já em sânscrito, ”Medha” (meditação) significa sabedoria. E de facto a meditação é uma fonte de sabedoria e cura interior.
Há certos cuidados e princípios básicos que nos ajudam a iniciar a nossa prática de meditação. Irei partilhá-los consigo para que possa, em casa, iniciar a sua viagem de cura e de transformação.
- Escolha um lugar tranquilo, arrumado e onde sabe que não será interrompido;
- Coloque uma música new age, zen para que o seu corpo receba uma mensagem de relaxamento e tranquilidade;
- Acenda uma vela, um incenso ou uma essência de lavanda, de camomila ou rosa, que induzem à serenidade;
- Concentre-se no seu corpo, nas suas emoções, observe-se durante alguns minutos;
- Centrar a atenção na respiração ajuda-nos a sair das “pré-ocupações” e dos pensamentos destrutivos,
- Tornar conscientes as tensões que criamos diariamente na nossa cabeça e o que elas nos causam;
- Aprender a colocar a sua atenção no aqui e agora: que sons ouve? Que sensações tem? Como está o seu corpo? Analisar tudo em si, sem qualquer julgamento, apenas tornar-se consciente do que está a acontecer no presente.
- Quando se iniciar na prática de meditação, é bom escolher o horário da manhã ou da noite, pois nessa altura o nosso cérebro está, naturalmente, com a atividade mental mais reduzida, ajudando-nos a entrar mais facilmente no estado alfa (mais informações nos textos sobre o cérebro) que a própria meditação induz.
Rute Caldeira
https://www.facebook.com/umadietaespiritual/