Através do projeto de “Meditação em Ação”, consegui realizar o sonho de levar a meditação e o Qigong para as escolas. Com o apoio do diretor e dos professores, vi os alunos envolverem-se com entusiasmo e experimentarem os diversos benefícios, tais como: calma, liberdade e alegria. Cada prática em grupo foi uma experiência maravilhosa para todos nós. Segue-se o relato de uma jornada de um ano rumo à concretização deste sonho, que está a impactar positivamente a vida destas crianças.
No dia 15 de novembro, celebrou-se o primeiro aniversário do início do meu papel como facilitadora de um projeto de meditação nas escolas públicas de Portugal. Tudo começou em novembro de 2018, durante o último ano do meu curso de professores e terapeutas de Ren Xue, na Califórnia. Naquele momento, imaginei-me a ensinar Qigong a alunos e professores nas escolas. O universo organizou e reorganizou as circunstâncias, colocando-me no agrupamento de escolas certo para tornar esse sonho realidade durante o ano letivo de 2021/2022. O diretor do Agrupamento de Escolas João de Deus (AEJD) criou um Projeto de Saúde Mental para beneficiar todos os envolvidos na escola. Rapidamente, apresentei-me como uma professora qualificada de meditação, especificamente de Qigong.
O apoio fundamental do diretor e a concretização do Projeto
O diretor Carlos Luís mostrou-se extremamente aberto e garantiu que, se surgisse uma oportunidade, me incluiria no projeto e assim foi. Juntamente com uma equipa de psicólogos e o próprio diretor, delineamos todas as atividades do Projeto. Assumi o papel de facilitadora das sessões de “Meditação em Ação” (nome que demos ao Projeto dentro do Projeto Saúde Mental) para as 18 turmas do Pré-escolar e 1.º ciclo do AEJD. Cada turma participa numa sessão semanal de 30 minutos durante o período escolar, com horários ajustados em colaboração com os respetivos professores titulares de turma.
O despertar da importância da meditação e da prática do Qigong
Nas primeiras sessões, explorei a importância da meditação e do estar no momento presente por meio de histórias, vídeos e exercícios diversos. Alunos e professores experimentaram a “respiração consciente”, o “foco interno” e a conexão com o corpo, entre muitas outras práticas. Também abordamos emoções, valores como compaixão, gratidão, paz e harmonia. Reconhecendo a necessidade de movimento para as crianças, que passam a maior parte do dia sentadas em suas carteiras, mostrei-lhes um vídeo demonstrando a prática do primeiro método de Qigong – o Tian Yuan. Imediatamente, os alunos reconheceram o movimento como o de voar como pássaros. Perguntei-lhes se gostariam de aprender e a resposta foi dada com bastante entusiasmo! Assim começou a “viagem” de prática do Tian Yuan para os cerca de 347 alunos envolvidos, embalados pela história que criei em torno dos movimentos dessa prática.
A surpreendente atividade de meditação em grupo e o envolvimento inspirador
Com o final do ano letivo a aproximar-se, surgiu a ideia de reunir todas as turmas de cada escola para uma atividade de meditação em movimento em grande grupo. O meu objetivo era surpreender o estimado Laoshi (professor) Yuan Tze, mentor e criador do sistema Ren Xue e Yuan Qigong, e também os meus alunos. Porém, fomos nós que acabámos por ser surpreendidos por ele! Ao saber que estavam tantas crianças a aprender e a praticar Yuan Qigong, ele enviou-nos uma mensagem em vídeo. E, como as crianças sabiam que um dia praticariam todas juntas e que ele veria, essa mensagem motivou-os ainda mais. Então, os alunos empenharam-se em melhorar os movimentos a cada prática.
Os dias de prática conjunta nas três escolas foram maravilhosos! Sentia-se uma atmosfera de calma, paz, liberdade e felicidade. Isso tanto para os alunos, como para mim! O sonho estava a tornar-se real!
Impactos positivos e gratidão
Os alunos imaginaram-se como gaivotas num oceano de belas ondas, pois foi assim que eu lhes ensinei movimentos. Eles adoraram “chuveirinho” porque nesse exercício as sensações de Qi eram mais intensas. Ainda sinto encanto ao recordar esses momentos…
Houve uma época em que considerei abandonar o ensino, principalmente devido à instabilidade enfrentada todos os anos. Porém, quando voltei à escola, percebi que, apesar de tudo, ainda adorava trabalhar com crianças. Com elas, tenho um propósito e minha vida ganha um sentido real. No entanto, trabalhar com meditação e Qigong é o que realmente me completa!
Sou grata ao universo, à vida, ao sistema Ren Xue, à extraordinária abertura e confiança do diretor do AEJD, à ajuda, colaboração e amizade de uma equipa de professores fabulosa que abriu as portas das salas de aula! Agradeço a todos os envolvidos nesta jornada e também aos meus alunos pela ajuda, pela entrega, confiança e por todos os ensinamentos… Eles são a minha maior motivação e fonte de alegria.
Desde 2004, trabalho como professora contratada. Apenas no ano passado fui reconduzida. Estou a dar continuidade ao projeto com 19 turmas envolvidas, 19 professores titulares e mais de 350 alunos que ensino todas as semanas. Nas páginas das escolas do agrupamento são publicados vídeos e fotos de algumas sessões. Observo uma grande evolução por parte dos alunos. Eles conseguem envolver-se completamente na atividade, mesmo com ruído ao seu redor. Alguns alunos até já me disseram que praticam autonomamente em casa quando sentem necessidade de se acalmarem. Sem dúvida, isso me deixa muito feliz e realizada.
Inspirar o mundo expandido o sonho
Este ano, tenho abordado bastante a questão das emoções e, na semana de 13 a 17 de fevereiro, os meus alunos e colegas refletiram sobre as “5 linguagens do Amor” (um livro de Gary Chapman). Foi lindo presenciar as reflexões de crianças, com idades entre os 4 e os 9 anos, sobre as diferentes maneiras de dar e receber amor!
Na Escola da Ria Formosa até criamos personagens para representar as 5 emoções básicas. A ideia foi da professora Beatriz Machado, eu desenhei os bonecos e a professora Maria Gorete Ribeiro costurou.
Quero ressaltar que os meus alunos são pioneiros e têm sido fonte de inspiração para o mundo! Tenho recebido contatos de professores da Nova Zelândia, Austrália, EUA e Europa que procuram auxílio para introduzir o Yuan Qigong nas suas escolas. E, claro que sonho em expandir esta prática para outras escolas a nível nacional, para que um maior número de alunos possa experimentar os benefícios do Yuan Qigong. Esse é o meu sonho. A continuação deste meu sonho que se tornou realidade.
Juntos, podemos transformar vidas!