“Mandalas Terapêuticas” é o nome do “meu” livro de mandalas para adultos e para a criança que habita em cada um de nós. Coloco sempre “meu” entre aspas porque, para mim, este livro de mandalas não é propriamente meu, mas, sim, do mundo, pois ele foi escrito para ser Teu, para ser Nosso, para ser de Todos e para chegar a Todos.
Há cerca de duas décadas que sou apaixonada por mandalas; há cerca de duas décadas que procuro informação sobre este tema; há quase duas décadas que trabalho com elas em contexto pessoal, mas também profissional (em escolas, instituições e formações que dou) e sempre senti muita necessidade de encontrar mais informações sobre este tema para poder passar aos meus alunos e a tantas pessoas que chegam até mim.
Porque escrevi este livro
Muitas vezes, me pediam mais informações sobre as mandalas, algo onde pudessem aprender mais e foi por isso que surgiu este livro. De uma vontade imensa de partilhar e de divulgar este tema e esta ferramenta que considero tão terapêutica.
Um livro de autoconhecimento e de evolução pessoal e espiritual
“Mandalas Terapêuticas” é um livro de mandalas e de mandalaterapia. Um livro que não pretende trazer apenas teoria ou desenhos de mandalas para pintar; não pretende obedecer a um rigor, nem a uma estrutura, nem pretende que siga uma ordem. Pretende que cada um crie a sua própria ordem (interna), pois, segundo Jung, “a Mandala possui uma eficácia dupla: conservar a ordem psíquica, se ela já existe; restabelecê-la, se desapareceu. Neste último caso, exerce uma função estimulante e criadora”.
Pretende, ainda, ser um instrumento de (auto)conexão com criações terapêuticas, que visam trazer uma maior ligação a nós mesmos, às nossas falhas e às nossas conquistas, aos nossos sonhos e às nossas ânsias, ao nosso lado luz e ao nosso lado sombra, às nossas dores e às nossas curas. Em suma, uma ligação e conexão ao nosso amor-próprio.
Pretende trazer uma maior consciência dos nossos sentimentos e do quanto as mandalas nos podem ajudar a lidar com eles.
É um livro que nos leva a um conhecimento das nossas emoções e da forma como estas podem ser equilibradas a partir da utilização das mandalas enquanto terapia.
Mas, afinal o que são mandalas?
Mandala é uma palavra que deriva do sânscrito (língua antiga da Índia) e que significa círculo mágico ou círculo sagrado. Traduzindo a palavra do sânscrito, significa: मंड (manda) “essência” + ल (la) “ter” ou “conteúdo”. Assim, é um círculo mágico ou círculo sagrado que contém essência e representa, simbolicamente, a busca pela unidade total do Eu.
10 Razões para usares o livro “Mandalas Terapêuticas”:
As mandalas são cada vez mais utilizadas e os seus benefícios cada vez mais visíveis por todos os que as utilizam.
- Aumentam a capacidade de comunicação interior e exterior;
- Melhoram a concentração, a atenção e a memória;
- Permitem expressar sentimentos e emoções difíceis de verbalizar;
- Trazem paz e serenidade;
- Facilitam a atenção plena;
- Permitem deixar a criatividade fluir;
- As figuras geométricas que as compõem transmitem uma sensação de equilíbrio;
- Fazem-nos usar os dois hemisférios do cérebro para manter o foco;
- São uma forma de meditação (ativa e/ou passiva);
- Proporcionam equilíbrio e bem-estar generalizados.

Neste livro, o meu convite é que, através de algum conteúdo teórico, mas também de muitas propostas práticas e dinâmicas, possa sentir o poder das mandalas e dos seus benefícios e efeitos terapêuticos.
Nele podemos encontrar várias mandalas para pintar, conectar, relaxar e meditar. Fala de cores, de números, de chacras, de meditação ativa, dos 4 elementos, traz dicas e propostas de utilização das mandalas.
Todo o seu conteúdo foi criado com o intuito de levar até si uma energia amorosa, curadora e regeneradora, para o ajudar a percorrer um caminho de autoconhecimento e de evolução pessoal e espiritual.Através dele, atrevemo-nos a mergulhar neste mundo fantástico das mandalas e a descobrir como mergulhar em nós mesmos e nas nossas emoções mais profundas, (re)descobrindo o potencial infinito que reside em cada um de nós.