Maçã – Um fruto poderoso

Daniela Ricardo // Outubro 21, 2021
Partilhar
maçã
maçã

O Dia Internacional da Maçã, hoje celebrado um pouco por todo o Mundo, foi assinalado pela primeira vez em 1990 em Londres. Esta data é considerada simbólica para muitas pessoas e organizações que se dedicam à promoção da saúde, como pode ser considerada esta plataforma, o Simply Flow by Fátima Lopes.

Durante muito anos a minha fruta preferida foi a maçã. 

Hoje não vos consigo dizer com honestidade que esta é a minha fruta favorita, pois gosto imenso de outras frutas e não consigo eleger uma para ficar no pódio. No entanto, a maçã continua a ter um cantinho especial no meu coração. Talvez por ter tido destaque durante muito tempo na minha vida ou por ser uma fruta muito versátil, cuja utilização tanto dá para pratos salgados como doces e que é amplamente utilizada em todo o mundo!

Escrever sobre a maçã é algo fácil para mim. 

Este é um tipo de fruta que abunda no nosso país e da qual temos várias espécies. Existem cerca de 7500 espécies de maçãs em todo o mundo, e em Portugal temos algumas interessantes. As mais conhecidas devem ser a maçã golden e a casanova de alcobaça, mas não podemos esquecer a reineta, a bravo-esmolfe, a fuji, a royal gala, a granny Smith, a camoesa, a riscadinha, a prima e muitas outras variedades por vezes com nomes típicos das regiões onde são cultivadas.  

A sua utilização de forma consciente pode ajudar a revolucionar a nossa saúde.

A maçã é um fruto que pode ajudar a controlar algumas doenças como diabetes, a diminuir o colesterol e a obesidade, por exemplo, quando a utilizamos em conjunto com uma dieta rica e equilibrada, consciente e natural (como eu gosto de chamar) e hábitos de vida saudáveis. 

Este é um alimento rico em pectina, vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

A pectina é uma fibra solúvel, que ajuda a diminuir a absorção de gorduras provenientes da alimentação, auxiliando assim na redução do colesterol e ajudando a manter os nossos vasos sanguíneos mais sãos. A pectina absorve água do tracto digestivo formando um gel que auxilia na digestão e ajuda o intestino a funcionar melhor. O ideal é consumir a maçã com a casca, pois a maior quantidade de pectina encontra-se na casca. Optar por fruta biológica, local e sazonal, ajuda neste requisito, pois é fruta com menor quantidade de aditivos químicos, sem conservantes e sem outros produtos para manter o seu aspecto bonito.

A maçã possui polifenóis (antioxidantes) que ajudam a reduzir a absorção de açúcar, contribuindo para uma diminuição do açúcar no sangue. Os polifenóis presentes na maçã, além da acção antioxidante, possuem também uma acção anti-inflamatória que reduz os danos celulares e, assim, ajudam a prevenir doenças oncológicas. Alguns estudos mostram que o consumo de maçãs diariamente ajuda a reduzir o risco de cancro cólon, de mama e digestivo.

Por ser um alimento rico em fibras e água ajudam-nos a ter sensação de saciedade durante mais tempo, reduzindo assim o nosso apetite, o que pode ser benéfico para quem precisa perder peso.

A maçã aumenta a produção de acetilcolina, uma substância que é responsável pela comunicação entre os neurónios, contribuindo para uma boa memória e um cérebro são. Além disso, as vitaminas do complexo B e vitamina C presentes na maçã ajudam a proteger o sistema nervoso.

Como se pode perceber, são múltiplos os benefícios que o consumo deste fruto nos oferece. São tantos que até mereceu um dia para o celebrar. Assim, neste Dia da Maçã deixo-vos duas receitas maravilhosas para desfrutarmos nestes dias de Outono.

. Receita de Maçãs assadas:

Esta é uma sobremesa muito típica da Europa. Esta receita em particular aprendi na Argentina, que tem uma grande influência europeia, principalmente espanhola e italiana, mas poderia ser perfeitamente uma receita bem portuguesa.

maçã

Grau de dificuldade: fácil

Tempo de preparação: 15 min

Tempo de cozedura: 20 min

Rendimento: 6 pessoas

Ingredientes:

  • 6 maçãs vermelhas;
  • 100 ml de vinho tinto;
  • 100 ml de água;
  • 6 colheres de sopa de geleia de arroz;
  • 1 pitada de sal.

Modo de preparação:

  • Comece por retirar o caroço das maçãs, mas sem chegar ao fundo. Acomode as maçãs num recipiente de ir ao forno;
  • Misture a geleia de arroz, o vinho e a pitada de sal. Encha as maçãs com esta mistura. O vinho que sobrar misture-o com a água e coloque no fundo do recipiente que vai ao forno;
  • Leve ao forno, a 180ºC, durante 20 minutos;
  • Sirva quentes ou frias com amêndoas tostadas.

. Receita de Boleima alentejana de maçã:

A boleima é um doce tradicional alentejano que surgiu como um aproveitamento dos restos da massa de pão (massa já fermentada), à qual se adicionava gordura, açúcar e canela. Hoje é mais comum encontrar-se boleima de maçã ou de frutos secos e que fica deliciosa. A massa pode ou não ser levedada, depende do objectivo final. Aqui partilho com vocês a minha versão de boleima. Sempre que posso faço no forno de lenha, mas também fica deliciosa cozinhada nos fornos que todos temos nas nossas cozinhas.

maçã

Grau de dificuldade: fácil

Tempo de preparação: 15 min

Tempo de cozedura: 40 min

Rendimento: 6 a 8 pessoas

Ingredientes:

  • 750 g de farinha de espelta;
  • 750 g de maçãs, descascadas e cortadas em fatias;
  • 1 chávena de chá de geleia de arroz;
  • 1 dl de azeite;
  • Água morna q. b. para amassar o pão;
  • Canela q. b.;
  • 1 pitada de sal.

Modo de preparação: 

  • Comece por aquecer o forno a 220ºC. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal;
  • Leve o azeite ao lume e quando ferver verta-o sobre a farinha. Acrescente uma pitada de sal e amasse muito bem à mão. Adicione água morna até obter uma bola de massa homogénea e fofa;
  • Divida a massa em duas partes iguais. Polvilhe a bancada de trabalho com farinha e estenda uma das metades (à mão ou com o rolo da massa), até ficar com a dimensão do tabuleiro. Já sabem que eu adoro formatos mais rústicos e que normalmente estendo apenas com as mãos;
  • Coloque a massa no fundo do tabuleiro (forrado com o papel vegetal), polvilhe com canela e “pincele” com geleia de arroz. Distribua a maçã por cima. Estenda a segunda metade de massa e coloque-a sobre a maçã. Polvilhe novamente com canela e geleia de arroz;
  • Leve ao forno durante 35 minutos, a 180ºC, até a massa se apresentar firme ao toque.

Esta é uma sobremesa ou um acompanhamento de um chá, que tem uma textura ligeiramente crocante. Para mim é o ideal para estes dias, já mais frescos de Outono, acompanhada por uma bela chávena de chá bem quentinha.

Atreve-te a ser diferente!

Vive consciente!

Ler mais

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais