Lisboa: 7 museus que tem mesmo de visitar

Fátima Lopes // Maio 18, 2018
Partilhar

Museu: lugar onde se guardam e expõem coleções de diversos objectos com valor artístico, cultural, científico, histórico, etc. O conceito de museu virtual, que usa os meios digitais para realizar exposições, também já é uma realidade, mas eu gosto mesmo é de me perder num museu. Parar para observar uma obra de arte, uma antiguidade, explorar coleções surpreendentes ou fascinar-me com exposições que privilegiam a interatividade.  

A verdade é que o nosso país tem inúmeras opções de museus e exposições para visitar. A nossa história é tão rica de acontecimentos que merecem ser relembrados. Existem tantos episódios e pormenores por contar, que não é demais dizer que, em cada cidade portuguesa, existe, pelo menos, um espaço de cultura e história capaz de nos transportar para outros tempos .

Hoje assinala-se o Dia Internacional dos Museus e não podia deixar passar esta data sem vos deixar algumas sugestões. Vou começar por vos falar de 7 museus na capital, que nos levam a viajar no tempo e/ou a passar excelentes momentos em família.

1. Museu da Marioneta

Criado em 1987 pela Companhia de Marionetas de São Lourenço, o Museu da Marioneta está instalado no Convento das Bernardas, no Bairro da Madragoa, no centro de Lisboa. É o primeiro museu nacional totalmente dedicado ao mundo das marionetas, à respectiva história e interpretação e à divulgação do teatro de marionetas. Um museu que conta histórias, encantando o público de todas as idades.

Fotografia cedida pelo Museu das Marionetas. Autoria: José Frade

Fotografia cedida pelo Museu das Marionetas. Autoria: André Boto

2. Palácio Nacional da Ajuda

Com uma vista fascinante sobre o rio Tejo, o Palácio Nacional da Ajuda está situado no alto da colina da Ajuda e é, sem dúvida, um daqueles pontos de visita obrigatório em Lisboa, uma vez que tem um incalculável valor histórico-cultural tanto para a capital, como para o nosso país.

Ao percorrer os imponentes corredores do Palácio Nacional da Ajuda, ao visitar os respectivos compartimentos, onde todos os cenários estão meticulosamente reproduzidos à semelhança da época, é difícil não nos transportarmos para o tempo dos reis e das rainha.

3. Museu Nacional da História Natural e da Ciência

Este é um dos museus incontornáveis na capital portuguesa. É um espaço onde a História Natural se cruza com a Ciência, que nos transmite conhecimentos sem sequer nos apercebermos e é também um espaço onde, garantidamente, as crianças vão delirar. Basta ler a frase “Todo o Universo na cidade”, como se define o próprio museu. A não perder: o laboratório químico do século XIX, o jardim botânico, a zona das borboletas, dos répteis e dos insectos.

4. Museu Nacional do Azulejo

Este é um daqueles locais onde é normal encontrar sempre bastantes estrangeiros. Porquê? Porque no Museu Nacional do Azulejo – antigo Mosteiro da Madre de Deus, construído no Século XV – a história leva-nos para o tempo em que o mosaico deixou de confinar-se aos pavimentos e, devido à influência árabe, ganhou relevo na decoração.

Este é um museu onde podemos apreciar inúmeros exemplares representativos da evolução da Cerâmica e do Azulejo em Portugal; Como por exemplo: o painel de vinte e três metros de azulejos pintado por Gabriel del Barco em 1700, onde se pode ver um retrato de Lisboa vista do rio Tejo, desde Algés até Xabregas.

5. Museu Nacional de Arqueologia

Situado na praça do império e inserido no Mosteiro dos Jerónimos, no Museu Nacional de Arqueologia podemos ver de tudo um pouco; Desde uma múmia com mais de 2000 anos, a máscaras funerárias, esfinges egípcias e achados nacionais de ourivesaria, numismática, vidro e escultura, até aos guerreiros galaico-lusitanos de granito, que datam do século I d.C., e que nos dão as boas-vindas ao chegarmos a este espaço.

6. Museu Rafael Bordalo Pinheiro

Bordallo Pinheiro era um republicano, maçónico, senhor de uma crítica mordaz. Estas são características que podemos verificar no primeiro piso do museu, ao apreciarmos a colecção de ilustrações e caricaturas de “A Lanterna Mágica” (onde nasce o famoso Zé Povinho) ou “O António Maria”.

Para equilibrar as contas da fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, da qual foi fundador e director artístico, Bordallo Pinheiro fez uma talha manuelina com mais de dois metros de altura que foi comprada pelo rei D. Carlos, grande admirador das peças do artista republicano.

Neste museu, situado no Campo Grande, podemos admirar peças únicas criadas por Bordallo Pinheiro para homenagear amigos. Peças arrojadas, não só pela delicadeza dos pormenores, como pelas próprias dimensões, cada obra tem um estilo próprio.

Fotografia cedida pelo Museu Rafael Bordalo Pinheiro. Autoria: Cláudia Freire

Fotografia cedida pelo Museu Rafael Bordalo Pinheiro. Autoria: Gisela Miravent

7. Centro de Ciência Viva – Pavilhão do Conhecimento

Situado no Parque das Nações, no antigo recinto da Expo 98, em Lisboa, a silhueta do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva é facilmente reconhecida pelo enorme volume exterior da respectiva nave principal. E, este é um local onde toda a família pode ter momentos divertidos e inesquecíveis. Miúdos e até graúdos vão sair de lá com vontade de voltar mais vezes.  

Estas são, para mim, os 7 museus de Lisboa que deve visitar. Aproveite agora que os dias estão mais longos, convide os familiares e os amigos e visite um destes museus. Garanto-lhe que não se vai arrepender.

 

[Nota: a fotografia destaque deste artigo foi cedida pelo Museu das Marionetas e é da autoria de André Boto.]

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais