Cada vez mais se fala de saúde e bem-estar. É importante referir que saúde não é apenas a ausência de doença, é um todo que inclui a expressão: “o bem-estar”. E, se não conseguimos dissociar quem somos no nosso dia-a-dia, do nosso ser profissional, então, se passamos, pelo menos, 8 horas por dia a trabalhar, o ambiente do nosso trabalho irá influenciar a nossa saúde. Logo, para sermos saudáveis num todo temos mesmo de o ser também do ponto de vista laboral, o que inclui os nossos líderes. Não há saúde sem felicidade e é nela que muitos dos nossos líderes interferem.
A forma como interagimos com os nossos colegas, a forma como somos liderados pelas chefias, todo o ambiente que nos circunda durante estas horas todas tem impacto em nós, no nosso bem-estar, na nossa felicidade e afeta a nossa produtividade e o nosso trabalho.
É sabido que muitas vezes nos tornamos aditivos ao trabalho e acabamos mesmo por ser disfuncionais. Essa disfunção tem impacto não só na performance e produtividade, mas também no bem-estar e na saúde.
A saúde assenta em três pilares: alimentação, exercício e sono, mas a questão é: de que modo é que os líderes influenciam estes pilares?
Eles são responsáveis pela forma como o trabalho é conduzido. São eles que dão espaço, por exemplo, para se praticar exercício físico, ou no trabalho ou num horário favorável. São eles que condicionam a maioria do stress laboral.
O stress laboral induz maior pressão de trabalho e isso conduz a pessoas insuficientes levando a uma maior pressão que causa um maior stress. Tudo isso tem repercussões na saúde: física e mental.
Sabemos que um colaborador saudável tem aumento de produtividade, o que aumenta a competitividade do negócio, o que se traduz num desenvolvimento económico e de prosperidade. Consequentemente existe uma melhoria de saúde e bem-estar social, o que faz com que o colaborador seja saudável.
É por isto que empresas como a Google têm serviços de saúde no trabalho com especialidades que vão desde a Medicina Tradicional, à fisioterapia, massagem e quiroprática. Já pensou como seria positivo para si ter todos estes serviços no local de trabalho?