Lançado em Setembro do ano passado, confesso que já andava de olho neste livro há algum tempo. “Lagom – A Arte Sueca para uma Vida Equilibrada” é daqueles livros que só de olhar dá vontade de ler. Com um tamanho menor do que o habitual, cores em tons pastel e muitos, muitos desenhos, passei umas boas horas a aprender mais sobre a fórmula dos suecos para a felicidade, “nem pouco, nem demasiado: na medida certa”.
O que significa Lagom?
No vocabulário português não existe uma palavra para descrever com exactidão o que é Lagom. Esta é uma palavra usada há muito tempo pelos suecos e não um modo de vida. Lagom começou por ser usado para descrever algo bastante positivo ou apenas objectivo, e assim se mantém até hoje. Traduzindo à letra, Lagom significa “na medida certa”.
Quem o diz é Linnea Dunne, a autora, que apesar de ser sueca, aos 19 anos mudou-se para Dublin, Irlanda, onde hoje vive com o marido e os dois filhos. Trabalha como escritora e editora, e curiosamente, apesar de ter saído do seu país natal e nunca ter regressado, agora escreve sobre bastantes temas escandinavos.
O que é um estilo de vida lagom?
O que a lei do Lagom defende, é uma forma de viver buscando um equilíbrio a todos os níveis: nas relações amorosas, na saúde, na alimentação, na socialização, no vestuário, na forma como ocupamos os nossos tempos livres e decoramos a casa, e até como gastamos dinheiro. Ou seja, com este estilo de vida característico do povo sueco – considerado um dos mais felizes do mundo – podemos aprender ferramentas para fazer tudo na medida certa e alcançar, assim, o equilíbrio.
E, segundo o que Linnea partilha nesta obra, ao adotar um estilo de vida lagom, é possível:
- Reduzir o seu impacto ambiental;
- Melhorar o equilíbrio entre trabalho e vida privada;
- Libertar a sua casa de coisas inúteis;
- Tornar-se um consumidor mais consciente;
- Valorizar as relações com aqueles que ama;
- Apreciar boa comida ao estilo sueco;
- Produzir os seus próprios alimentos;
- Desfrutar de exercício físico saudável na natureza;
- Viver uma vida mais equilibrada e feliz.
Viver na quantidade certa.
São 160 páginas com inúmeras dicas interessantes e úteis, várias receitas e sugestões de lazer. Desde de pintar apenas uma parede da sala de estar, permitir-se a viver sem o telemóvel durante algum tempo, fazer uma pausa necessária, investir em momentos de felicidade de qualidade ou até aprender a livrar-se de objectos inúteis que se vão acumulando lá em casa. Deste livro podemos retirar inúmeros benefícios e usufruir de tudo o que tem de bom este estilo de vida sueco: uma forma de viver mais simples e feliz.
Nota: Fotografia por Verónica Silva.