Imagine-se que as crianças de hoje seriam os adultos saudáveis de amanhã

Alexandra Bento // Outubro 16, 2021
Partilhar
crianças
crianças

Imagine-se que, em Portugal, nas escolas nacionais, se apostava verdadeiramente na educação para escolhas alimentares saudáveis para que as crianças de hoje se transformassem nos adultos saudáveis de amanhã. Consegue imaginar? Agora reflita acerca das vantagens que teríamos em ter nutricionistas nas escolas, junto das nossas crianças e jovens.

O que sabemos hoje é que os hábitos alimentares dos mais pequenos precisam de ser orientados, pois, em muitas crianças e adolescentes, a inadequação dos consumos alimentares é muito preocupante e irá, em parte, determinar a sua carga de doenças ao longo da vida adulta. Recorde-se que, de acordo com o último Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, e a título de exemplo, o consumo diário de refrigerantes (≥ 220g/dia) é de 13% nas crianças e 34% nos adolescentes. Por outro lado, 72% e 78%, respetivamente, não cumpre as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de consumir mais de 400g/dia de fruta e produtos hortícolas, tal tem reflexo no facto de 25% das crianças e 32,3% dos adolescentes terem excesso de peso.

Estes dados espelham a necessidade de todos nos implicarmos na procura de respostas e não deixam margem para dúvidas: é precisamente nestas faixas etárias que devemos direcionar maiores esforços e a escola é o local privilegiado para o fazermos, uma vez que é onde as crianças e adolescentes passam grande parte do seu dia e podem, com maior facilidade, adquirir conhecimentos e competências para a adoção de comportamentos alimentares mais saudáveis. E, a escola, também permite atingir, de uma forma efetiva, um conjunto de importantes intervenientes na promoção de hábitos alimentares, desde as crianças e adolescentes, aos seus educadores, aos cuidadores, à família e aos membros da comunidade.

A importância da educação para a saúde

Nas escolas nacionais espera-se que o ensino vá mais longe do que os conteúdos programáticos obrigatórios. Exige-se que os nossos alunos sejam preparados para a vida adulta, tanto para questões práticas como finanças pessoais, a educação ambiental ou a inteligência emocional, como para a educação para a saúde, realçando a influência que os hábitos alimentares e a atividade física têm na maior longevidade e na maior qualidade de vida.

Promover a alimentação saudável em todos os âmbitos

Imagino que a propósito do dia 16 de Outubro, data em que se assinala o Dia Mundial da Alimentação, muitas das escolas nacionais terão iniciativas dedicadas à efeméride. Rodas dos alimentos, novas receitas ou até mesmo a explanação do número de crianças, em Portugal, que sofre de obesidade ou excesso de peso. Mas, e se fossemos para além disso? E se as ações não se esgotassem nesse dia?

Já no início deste ano letivo fomos presenteados com uma boa medida e vimos alimentos com excesso de sal, açúcar e gorduras retirados dos bufetes e das máquinas de venda automática nas escolas públicas. Um excelente exemplo de uma das iniciativas que podem e devem ser encetadas em nome da criação de um ambiente escolar mais salutogénico, que oferece melhores alternativas e opções saudáveis aos seus alunos. No entanto, uma medida isolada de pouco serve e, por isso, está na hora de avançar com uma estratégia que se quer consertada e que promova, em todos os âmbitos, a alimentação saudável.

A promoção de hábitos alimentares saudáveis não se esgota com a proibição da venda de determinados produtos nas escolas, esta medida deverá ser encarada apenas como a ponta do iceberg e a aposta na promoção de hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis em todos os ciclos de ensino tem, por isso, de ser o cerne desta questão.

Imagine-se adultos saudáveis, com mais qualidade de vida e com menos doenças. Consegue visualizar? 

Seria possível evidentemente, se conseguíssemos olhar, hoje, para a saúde das nossas crianças e se contássemos com os nutricionistas para juntos dos mais novos (e não só) mudarem hábitos, ensinarem novos conceitos e mais importante do que isso, contribuírem para uma melhor saúde dos adultos de amanhã.

Ler mais

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais