Granola de Primavera

Daniela Ricardo // Abril 10, 2019
Partilhar

Ajuste a granola à estação do ano

Adaptar as granolas às diferentes estações do ano, assim como a demais alimentação, faz todo o sentido. Nas diferentes estações do ano o nosso organismo tem diferentes necessidades. É por isso que a natureza nos oferece diferentes alimentos, em cada estação.

A adaptação da alimentação promove naturalmente uma adaptação do nosso corpo mais fácil e eficaz ao meio. Assim a proposta é fazer uma granola saborosa, com alimentos e nutrientes que promovam um ajuste à Primavera.

O que compõe uma granola?

Consumir granolas é uma excelente forma de ingerir alguns cereais integrais, que tanto precisamos. Tenha em atenção que muitas das granolas à venda nas superfícies comerciais têm uma grande quantidade de açúcar, que não é de todo saudável para o nosso organismo. O meu conselho, mais uma vez, é que façam a vossa granola em casa. Além de saberem exatamente o que lá colocam, fica mais económico.

A composição de uma granola é simples, basta um cereal integral, normalmente em flocos, frutos secos, sementes e um adoçante natural. E a sua preparação ainda mais simples, pois basta colocar tudo num tabuleiro e levar ao forno a tostar para adquirem uma textura crocante e naturalmente viciante.

Como receber a Primavera

A granola de Primavera deve ajudar-nos a sair da “hibernação”, a despertar o nosso organismo para mais atividade, para um movimento de despertar ascendente, com frescura e vitalidade, mais ainda não demasiado expansivo como queremos que seja no Verão.

O ideal é escolher alimentos típicos desta altura do ano e que contenham menos quantidade de gordura e uma frescura inerente que ajuda o nosso organismo nesse sentido, como são os citrinos, as flores e os rebentos.

Faça granola de forma prática

Apesar de ser muito fácil fazer uma granola, é preciso algum tempo para que ela fique estaladiça e com todos os ingredientes que necessitamos. Não é muito prático fazer uma porção diariamente. O tempo e energia que usamos para fazer uma, pode ser canalizado para fazermos várias porções de uma só vez.

Na minha opinião, o ideal é fazermos logo uma boa quantidade, de forma a ter sempre disponível uma opção de pequeno-almoço rápida e prática, à qual basta adicionar uma bebida vegetal fria ou quente, ou acrescentar num creme de cereais, ou até mesmo a um prato de fruta.

Na Primavera, começo a deixar lentamente as comidas muito quentes para começar a dar espaço a alimentos mais frescos e à temperatura ambiente.

Granola de Primavera

Comer uma granola caseira é uma excelente forma de introduzir cereais integrais ao pequeno-almoço, para quem não tem o hábito de o fazer e para quem não tem tempo de cozinhar.

A granola de Primavera que proponho é com cereal semi-integral, isto porque foi espalmado em floco, que nos ajuda a eliminar as gorduras consumidas no Inverno e leva a um bom funcionamento do nosso fígado, pois ajuda a limpar e a desintoxicar.

Como frutos secos usaremos apenas os pinhões, sendo que estes são opcionais, pois a ideia é ingerir menos gordura e, como sementes inserimos as de girassol e de alfafa. Vamos usar também um toque de canela, que eu adoro, e de cardamomo em pó, trazendo frescura com o seu sabor cítrico.

Quanto às frutas, já sabem que prefiro as da estação, como os mirtilos, os alperces, as tangerinas, as laranjas e os limões. Vou variando o mais que posso para aumentar a palete de nutrientes que disponibilizo ao meu corpo.

Nesta altura do ano, acrescento também flores que, além de serem um elemento primaveril por natureza, também nos conferem uma série de nutrientes benéficos para o bom funcionamento do nosso corpo.

Grau de dificuldade: fácil

Tempo de preparação: 25 min

Rendimento: 10 porções

Validade: em embalagem hermética 1 mês

Sem lactose – Vegan

Ingredientes:

  • 500g de cevada em flocos;
  • 250g de aveia em flocos;
  • 1 chávena de chá de pinhões;
  • 1 chávena de café de sementes de alfafa;
  • ½ chávena de chá de sementes de girassol;
  • 2 colheres de sopa de óleo de grainha de uva (ou outro de origem vegetal);
  • 6 colheres de sopa de geleia de arroz (ou outro adoçante natural);
  • 1 colher de sopa de canela em pó;
  • 1 colher de sopa de cardamomo em pó;
  • Raspa de laranja e/ou de limão;
  • Flores comestíveis frescas;
  • Fruta da época fresca.

Preparação:

Misture os flocos de cevada com os flocos de aveia, as sementes de girassol e alfafa, os pinhões, a canela e o cardamomo.

Coloque tudo num tabuleiro que vá ao forno, forrado com papel vegetal.

Acrescente a geleia de arroz e o óleo de grainha de uva a esta mistura e leve ao forno.

Cozinhe a granola durante cerca de 20 minutos, a 180ºC ou até quando estiver levemente dourada, mexendo-a de 10 em 10 minutos para não torrar.

Depois de retirar do forno, deixe arrefecer e acrescente raspa de limão e flores comestíveis secas.

Coloque a granola num recipiente fechado e guarde-a à temperatura ambiente.

Sirva com a sua bebida vegetal favorita, acrescente fruta fresca da época, como mirtilos, alperces e citrinos e, naturalmente, as flores comestíveis como os amores perfeitos, as violetas, os capuchinhos (estas um pouco picantes), as begónias e a lavanda.

Fica delicioso, fresco e nutritivo!

Dica: Eu misturo as flores e as frutas frescas só na porção que vou comer, assim posso criar mais variedade. Saiba que apenas espécies comestíveis e cultivadas para este fim, isto é, sem pesticidas, podem ser consumidas. As flores cultivadas com fins ornamentais são lindas, mas possuem muitos químicos prejudiciais à nossa saúde.

Conheça as granolas das outras estações do ano: Verão, Outono e Inverno.

Atreve-te a ser diferente!

Vive consciente!

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais