Com a chegada da Primavera, chegam também os dias mais longos e mais quentes. As árvores de fruta enchem-se de flor para nos presentearem com a doçura da fruta primaveril e do Verão. Fica um tempo convidativo para pratos mais frescos, coloridos e convidativos.
A Primavera chegou com todo o seu esplendor, vamos aproveitar a dose de saúde que dela advém?
Importância de consumir alimentos sazonais
Atualmente é relativamente fácil encontrar todos os frutos e legumes em qualquer altura do ano. Saber que temos esta possibilidade é sempre bom porque não dependemos da época para fazer determinada receita e satisfazer um desejo. No entanto, devemos priorizar os alimentos sazonais, pela sua riqueza nutritiva.
Os alimentos da época são naturalmente mais ricos e saborosos.
Isto acontece porque seguem o curso normal da sua maturação, são alimentados pelo sol e pelo solo e, quando são colhidos, estão no auge do seu valor.
As frutas e legumes comprados nas grandes superfícies são, por norma, recolhidos antes da sua maturação completa e vão amadurecendo durante o transporte. Não chegam até nossas casas com a mesma qualidade e o mesmo sabor como quando são comprados nas lojas mais pequenas, perto da nossa residência, que optam por comprar a fornecedores da região. Quando falamos de produtos fora da época, o caso é mais sério porque são frutas cultivadas longe, são colhidas antes da altura e o amadurecimento é feito em arcas frigoríficas para permitir que cheguem até às nossas mãos na fase madura.
Uma opção razoável é comprar esta fruta congelada porque, parte-se do princípio que no momento da congelação, estes alimentos estavam maduros e num bom momento para consumo, não tendo perdido ainda qualquer nutriente.
4 Vegetais da Primavera e os respetivos benefícios:
- Espargo – A Primavera é o apogeu para o consumo deste alimento saboroso e suculento. É rico em vitaminas do complexo B, fibras, ferro, potássio, entre outros. Pode ser consumido das mais variadas formas, como em sopas, saladas, massas ou arroz. Aproveite a água da cozedura dos espargos para enriquecer uma sopa ou arroz;
- Abóbora – Existem muitas variedades de abóboras e todas elas são um bom aliado da alimentação saudável. Para além de ter um baixo valor energético, é rica em vitaminas B e C e em antioxidantes. Tem a vantagem de poder ser utilizada tanto em pratos salgados como doces e ainda pode aproveitar as sementes;
- Beterraba – Rica em vitamina B9 e vitamina C, a beterraba tem um baixo valor calórico e muitos benefícios para a nossa saúde. Por exemplo, a elevada quantidade de fibras que contém, colabora no bom funcionamento do trânsito intestinal;
- Grelos – São excelentes para quem quer perder peso ou mantê-lo. Pode consumir grelos em batidos, sopas, salteados ou cozidos. Evite, no entanto, cozinhá-los demasiado ou irão perder as suas propriedades. É um alimento que sacia, mas tem uma ação diurética, o que ajuda a controlar o peso.
Outros vegetais da Primavera são: rúcula, nabo, espinafre, cenoura, brócolos, couve-roxa, couve-coração, funcho, rabanete, cebola, couve-flor, chicória, ervilhas, courgette, etc..
4 Frutas da Primavera e os respetivos benefícios:
- Morango – Este suculento fruto vermelho tem um baixo valor energético, é rico em antioxidantes e em vitaminas que potenciam a ação antioxidante, como é o caso das vitaminas C e E;
- Laranja – Este fruto, é talvez a fonte mais famosa de vitamina C e, por isso, a sabedoria popular aconselha o seu consumo em casos de constipação, uma vez que está associada ao fortalecimento do sistema imunitário. Mas nem só de vitamina C se faz a laranja. É rica também em potássio, fibra, fósforo, magnésio, etc.;
- Mirtilo – Esta pequenina baga é considerada um superalimento. Apesar do seu aspeto empoeirado, deve lavá-los apenas na hora de consumir para aproveitar todos os nutrientes. É um fruto com baixo valor calórico, mas muito rico nutritivamente. O facto de ter menos açúcares que outras frutas, faz dele um grande aliado no combate a várias doenças;
- Banana da Madeira – Este fruto polposo, é muito saboroso e uma excelente fonte de energia. Embora algumas pessoas apreciem consumi-la mais verde para ajudar com alguns problemas intestinais, é quando está madura que tem mais propriedades benéficas para o nosso organismo.
Outras frutas da Primavera são a framboesa, o limão, o alperce (embora a sua melhor época seja em Maio e Junho), nêspera, tangerina, pinhão, ananás, cereja, etc..
2 Receitas para fazer na Primavera:
Deixo-vos 2 ótimas receitas para fazer na Primavera:
– Batido de mirtilos e framboesas
Os batidos ricos em fruta são uma excelente fonte de nutrientes, de saúde, hidratação e sabor. É um boost de vitaminas logo pela manhã e são poucos os ingredientes de que precisa para preparar esta maravilha cor de rosa.
Ingredientes:
- Framboesas e mirtilos q.b.;
- 1 Banana;
- Bebida vegetal à escolha: amêndoa, arroz ou côco são boas opções.
Modo de preparação:
- Só precisa de colocar todos os ingredientes num liquidificador e triturar tudo.
Dicas:
- As quantidades podem variar conforme aprecie o batido mais ou menos líquido;
- Se não tem liquidificador em casa, pode utilizar a varinha mágica. O resultado será o mesmo;
- Para obter uma bebida fresca, opte por congelar as frutas previamente.
– Cuscuz de espargos
Este prato é outra forma de preparar este vegetal primaveril.
Ingredientes:
- 1 molho de espargos verdes;
- Cuscuz;
- Alho q.b..
Modo de preparação:
- Comece por tirar a parte mais fibrosa dos espargos. O truque está em vergá-los que eles irão partir no local exato;
- Lave os espargos e coloque-os em água a ferver para uma pré-cozedura. Retire os espargos da água e reserve;
- Num recipiente, coloque a cuscuz, junte a água de cozer os espargos, coloque um pano por cima a tapar e deixe repousar cerca de 5 minutos;
- Pique o alho miudinho e coloque numa frigideira com um fio de azeite. Deixe libertar o seu aroma e de seguida coloque os espargos também picados;
- Por fim, acrescente a cuscuz e vá mexendo.
Dica:
Cuscuz de espargos aromatizada com alho são uma ótima opção para servir de acompanhamento a uma proteína branca, como frango, coelho ou aves, ou até mesmo peixe.
As frutas e os legumes que a Primavera nos dá são o mote para inúmeras receitas saborosas, saudáveis e riquíssimas nutritivamente.
O importante é mesmo consumir estes alimentos, seguindo uma dieta variada e equilibrada.