Frutas de verão... uma verdadeira tentação!

João Rodrigues // Agosto 16, 2023
Partilhar
frutas de verão
frutas de verão

O verão é uma época do ano caracterizada pela disponibilidade de uma grande variedade de frutas, como, por exemplo, melão, melancia, meloa, pêssego, ameixa, entre tantas outras. Ou seja, para quem gosta de fruta, esta é uma altura onde o seu consumo pode aumentar de forma significativa.

Por um lado, este aumento no consumo de fruta está associado a vários benefícios, nomeadamente a um aumento no consumo de várias vitaminas, minerais e compostos bioativos com efeito antioxidante e/ou anti-inflamatório. Ou seja, de uma maneira geral vai contribuir para melhorar o nosso estado nutricional. Consequentemente, isso terá um impacto positivo no nosso estado de saúde, e na diminuição do risco de várias doenças, tais como doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de cancro. Além disso, é importante referir que o consumo de fruta, e em particular de fruta do verão, que é tendencialmente muito rica em água, contribui também para aumentar o estado de hidratação do nosso organismo, o que se traduz por uma melhoria global no funcionamento do mesmo. Por último, sendo a fruta uma excelente fonte de fibra, o seu consumo vai também promover um correto funcionamento do intestino, bem como uma composição adequada da microbiota intestinal.

Do que não nos podemos esquecer?

Contudo, é importante não esquecer que a fruta apresenta uma quantidade significativa de calorias, devido ao seu teor de hidratos de carbono, pelo que o seu consumo deve ser efetuado com bastante moderação. Para a maior parte das pessoas, este conceito de “moderação” significa ingerir entre 3 a 5 peças de fruta por dia. Apesar disso, e devido ao facto de serem muito ricas em água, tendencialmente as frutas de verão não são das mais calóricas, com especial destaque para o melão, melancia e meloa, que, juntamente com os morangos, são as frutas menos calóricas que existem. 

O consumo de fruta pode ser efetuado em qualquer altura do dia, não existindo nenhum período no qual seja contraindicado. 

Pode ser consumida ao pequeno-almoço, como snack, à sobremesa do almoço ou do jantar, ou mesmo como parte integrante de diversas receitas (saladas, por exemplo). No entanto, importa referir que algumas frutas de verão têm também efeito diurético, em particular o melão e a meloa. Esta característica é algo que deve ser valorizado, principalmente quando estas frutas são consumidas na parte final do dia, pois podem fazer com que se tenha de interromper o sono noturno para ir à casa de banho. Consequentemente, podem ter um impacto negativo no descanso de quem as consome. Se for esse o seu caso, então procure ingerir estas frutas na primeira metade do dia.

Se gosta de fruta aproveite esta altura do ano para consumir as frutas de verão, que são muito variadas e deliciosas. 

Ao respeitarmos a sazonalidade dos alimentos que ingerimos, vamos poder tirar partido de todo o seu sabor e respeitar a herança gastronómica do nosso país, ao mesmo tempo que contribuímos para a diminuição da pegada ecológica associada às nossas escolhas alimentares.

Ler mais

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais