A fisioterapia respiratória melhora a oxigenação no sangue, reeduca a expansão pulmonar, melhora a eficácia respiratória e pode prevenir complicações mais graves do foro respiratório.
A cinesioterapia respiratória (ou fisioterapia respiratória) é uma área da fisioterapia que atua no tratamento de doenças respiratórias tais como asma, bronquite, insuficiência respiratória, bronquiectasias, fibrose quística, entre outras. São utilizadas técnicas específicas que visam melhorar a ventilação e remover de forma não evasiva todas as secreções existentes.
A fisioterapia respiratória pode ser feita em crianças e adultos.
Nos bebés é muito frequente ocorrerem as bronquiolites, podendo ser realizadas estas técnicas assim que for possível. Nos adultos está indicada para patologias respiratórias, tais como: bronquite, insuficiência respiratória, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crónica), asma, pneumonia, efisema pulmonar entre outras. Este tipo de doentes costumam fazer fisioterapia respiratória frequentemente para tratar e prevenir. Quando são casos isolados por uma infeção respiratória está indicado o tratamento da patologia através destas técnicas respiratórias por um período de tempo.
Benefícios da fisioterapia respiratória:
A cinesioterapia respiratória contribui para:
- A melhoria do trabalho e dinâmica respiratória;
- Remove as secreções acumuladas nos brônquios;
- Melhora e restaura a ventilação;
- Melhora a oxigenação no sangue;
- Melhora a eficácia das trocas gasosas;
- Melhora a eficácia da função pulmonar;
- Desobstrução das vias aéreas;
- Entre outras…
Contra-indicações:
Não é aconselhável fazer quando:
- Hemorragias;
- Osteoporose;
- Fratura das costelas;
- Fratura de vértebras da coluna;
- Dor ou desconforto às técnicas utilizadas ou às posições adotadas para o tratamento;
- No caso das crianças, se existir uma febre ou dificuldade respiratória não é aconselhável fazer o tratamento.
Quando se deve fazer fisioterapia respiratória?
A cinesioterapia respiratória está indicada para patologias do sistema respiratório.
Doentes crónicos com diagnóstico de uma patologia respiratória crónica como DPOC, fibrose quística, insuficiência respiratória, etc., devem fazer fisioterapia respiratória regularmente.
Doentes com patologia não crónica, como é o caso dos bebés com as bronquiolites ou no caso dos adultos com bronquite, devem fazer tratamentos de fisioterapia respiratória com a periodicidade indicada pelo profissional de saúde até eliminar ou atenuar a patologia.
A fisioterapia respiratória deve apenas ser realizada por profissionais de saúde especializados, preferencialmente por fisioterapeutas em contexto clínico, hospitalar e/ou ao domicílio.
Porque cada vez mais existem doenças respiratórias?
As doenças respiratórias sempre estiveram muito presentes ao longo do tempo, mas parece que mais frequentemente no nosso dia a dia ouvimos falar destas patologias que vão-se integrando e desenvolvendo cada vez mais na sociedade, como foi o caso da COVID-19 recentemente.
Existem vários fatores associados ao aparecimento das doenças do foro respiratórias:
- Estilo de vida;
- Fatores ambientais;
- Sistema imunitário baixo;
- Infeções virais;
- Má alimentação e carência de hidratação;
- Ácaros, fungos, bolor, pólen;
- Produtos químicos;
- Entre outros…
Prevenir é o melhor remédio!
Cuide da sua saúde, procure profissionais de saúde que o possam ajudar, faça exames regularmente, a prevenção é o melhor que pode fazer!