O que é a Fisioterapia?
A Fisioterapia consiste na avaliação, orientação e tratamento de indivíduos e/ou de populações, por forma a identificar défices/limitações e restabelecer a normalidade corporal.
Não há Fisioterapia sem Fisioterapeuta.
A Fisioterapia e o Fisioterapeuta são indissociáveis, uma vez que a Fisioterapia só pode ser prestada por Fisioterapeutas.
Atualmente, a prática clínica do Fisioterapeuta vai além do mero tratamento com base numa prescrição médica. O Fisioterapeuta, dotado de raciocínio clínico próprio, desenvolve a sua avaliação e tratamento, tendo ao seu dispor uma série de técnicas diferenciadoras que vão desde agentes físicos, à terapia manual ou ao exercício terapêutico.
Quando e como atua o Fisioterapeuta?
O Fisioterapeuta tem um papel fundamental nas três áreas de atuação em saúde:
- Promoção de Saúde;
- Prevenção de doença e/ou lesão;
- Tratamento em Fisioterapia.
Paralelamente e transversalmente a estas três áreas de atuação em saúde, o Fisioterapeuta tem o papel de educador. Independentemente da sua área de especialização, ser Fisioterapeuta comporta também sensibilizar e levar as pessoas à aquisição de bons hábitos de saúde, com o intuito de prevenir ou remediar condições já adquiridas.
Mas… os Fisioterapeutas trabalham todos de igual forma?
Não! Os Fisioterapeutas trabalham em campos de conhecimento, isto é, além da Licenciatura base, desenvolvem estudos com o intuito de se especializarem numa área de preferência. Esta especialização permite a este profissional dar uma resposta coerente e alinhada com as reais necessidades da pessoa, de acordo com modelos fisiopatológicos e terapêuticos, baseados nas mais recentes evidências.
O desenvolvimento e especialização dentro da profissão teve nas últimas duas décadas um crescimento fenomenal. Sendo uma área fundamental para a saúde das pessoas e diferenciada das demais profissões de saúde, a Fisioterapia e o Fisioterapeuta provam todos os dias que estar na vanguarda da prestação de serviços de saúde. Senão vejamos…
Áreas de Intervenção do Fisioterapeuta:
A Fisioterapia está presente na vida de cada pessoa desde a preparação para a conceção, até aos últimos dias de vida do ser humano. Tal acontece pelas diferentes áreas de intervenção em que o Fisioterapeuta se pode especializar. Atualmente, em Portugal, estão disponíveis cerca de 15 áreas de atuação distintas, das quais destaco:
- Fisioterapia Cardiorrespiratória – Trata-se de uma vertente da Fisioterapia que atua diretamente em diversos sistemas – cardíaco, respiratório, metabólico – com um objetivo direcionado para a promoção de um estilo de vida saudável. Podemos encontrar os Fisioterapeutas especializados nesta área em hospitais, centros especializados de reabilitação ou até mesmo em clínicas privadas;
- Saúde da Mulher – Os Fisioterapeutas com especialização nesta área ajudam, não só mulheres, mas também homens e crianças. Trata-se de uma área com larga abrangência, uma vez que podemos usufruir dos seus serviços em condições que vão desde o pré ao pós-parto, passando pela reabilitação de condições uroginecológicas (incontinência urinária, por exemplo), assim como no acompanhamento no pós-cirúrgico da mama;
- Fisioterapia Músculo-Esquelética e Desportiva – Nesta vertente da Fisioterapia, a atuação do Fisioterapeuta desenvolve-se principalmente ao nível do tratamento de lesões do sistema músculo-esquelético – entorses, tendinopatia, pós-operatórios – sendo que, nos últimos anos, a prevenção de lesões ganhou relevância. Os programas de prevenção de lesões podem ser realizados por qualquer pessoa que pratique desporto. No entanto, a importância deste tipo de programas, é mais marcada quando se fala de acompanhamento de atletas, sendo que alguns não dispensam o acompanhamento diário do seu Fisioterapeuta.
O Fisioterapeuta e a Equipa Multidisciplinar
É cada vez mais frequente encontrar o Fisioterapeuta como elemento de uma equipa multidisciplinar de saúde. A sua presença é cada vez mais imprescindível, uma vez que, como profissional de saúde autónomo e com poder de decisão, consegue objetivar e orientar a sua atuação em prol da pessoa, não descurando o plano definido em equipa.
Não pense que tal só acontece no desporto, em que é comum ver o Fisioterapeuta a trabalhar diretamente com médicos, fisiologistas do exercício ou psicólogos. O Fisioterapeuta trabalha em equipa multidisciplinar, em diferentes contextos de atuação, tais como: Unidade de Cuidados Intensivos, Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, Unidade de Cuidados Continuados, por exemplo.
A abordagem do Fisioterapeuta no doente Covid-19
A presença e permanência das equipas de Fisioterapeutas a nível hospitalar permitiu que o Fisioterapeuta mostrasse, mais uma vez, a mais-valia do seu trabalho, no seio de uma equipa multidisciplinar.
O trabalho desenvolvido por estes Fisioterapeutas possibilitou uma abordagem precoce ao doente Covid-19, assim como o acompanhamento, à posteriori, nas diferentes fases da reabilitação. Minimizar os efeitos da doença e restabelecer a qualidade de vida da pessoa é um processo longo, mas muito gratificante. Pode-se mesmo afirmar que a Fisioterapia ajuda a salvar vidas!
Como pode perceber por este artigo, a sua saúde e, por conseguinte, a sua qualidade de vida, passa pela Fisioterapia. Descubra o que o seu Fisioterapeuta pode fazer por si.