Acabei de ler um livro emprestado por um jovem “paciente” de 88 anos…fala sobre como criar uma “zona azul” na nossa casa – obviamente não estou a falar sobre futebol.
Espalhadas pelo mundo existem regiões onde as pessoas envelhecem de forma mais saudável e por isso geralmente vivem até mais tarde – nestas zonas é relativamente fácil encontrar pessoas centenárias, com vidas autónomas e produtivas. Estas regiões no mundo, repletas de super centenários (pessoas que vivem mais de 110 anos), são denominadas de “zonas azuis”.
A sul do Japão existe uma ilha onde os habitantes vivem mais tempo do que as pessoas que habitam qualquer outro lugar do mundo – Okinawa.
Qual é o segredo da população de Okinawa? Como é que os centenários destas “regiões azuis” vivem mais tempo e com mais saúde? O que é que nós nas nossas casas, famílias e comunidades podemos fazer para sermos mais saudáveis, independentes e felizes ao longo das nossas vidas? No fundo é trazer mais VIDA aos anos de vividos. Perguntas e algumas respostas que encontrei no livro IKIGAI,Viva bem até aos cem (Albatroz), escrito por Héctor Garcia e Francesc Miralles.
A investigação que deu origem ao livro (que recomendo a leitura atenta) revelou sem surpresa que ter um grupo forte de amigos, fazer uma dieta leve (comer menos), descansar adequadamente e fazer exercício de forma equilibrada são a base da saúde e longevidade destas pessoas “azuis”…
Mas outros dados importantes se revelaram durante a investigação: estar ativo, mesmo depois da reforma é fundamental para o bem-estar destas pessoas. Elas mantêm-se envolvidas em projetos deles e das suas comunidades – cultivam o chamado Ikigai — dar significado à vida – ter uma razão pela qual todas as manhãs se levanta.
“Muitos japoneses nunca se reformam, continuando a trabalhar no que gostam, sempre e quando a saúde o permite“
Ter um propósito de vida é fundamental para manter a felicidade de estar ocupado.
A dieta, o exercício, ter um propósito na vida e gerir eficazmente o tempo de forma a reduzir o stress, são os segredos essenciais para uma vida longa e feliz, revelados nos múltiplos estudos de diferentes cientistas que estudaram não só os japoneses mas também outros povos e regiões como os gregos da ilha de Icária, os italianos da Sardenha ou mesmo uma comunidade americana na Califórnia, entre outras comunidades e regiões mundiais, onde um forte sentido de comunidade e devoção a uma “causa” é a linha comum a todos estes centenários.
Uma palavra final para o STRESS, que é o principal responsável pelo envelhecimento prematuro das células saudáveis causando alterações em todo o corpo, desde o sistema digestivo ou cardíaco ou mesmo a pele.
“Um stress prolongado no tempo é degenerativo, já que um estado de alerta permanente afeta os neurónios associados à memória e produz uma inibição da secreção de algumas hormonas, cuja carência pode causar depressão“,
Estes e os outros investigadores deixaram expostos os segredos destes povos – neste novo ano que se aproxima é tempo de RETARDAR o envelhecimento de cada um de nós.
José Fernando Santos – www.docnurse.pt
facebook.com/docnurse.cuidamos.da.sua.saude