As férias são sempre um momento de prazer e diversão, pelo que convém planeá-las atempadamente e de forma sensata, para evitar algum percalço que possa surgir. Uma das preocupações mais frequentes dos pais prende-se com os medicamentos que devem levar e faz sentido pensar nisso com algum bom senso.
Assim, aqui deixo alguns conselhos relativamente aos medicamentos mais importantes, tendo em conta, também, que a lista varia em função do destino que se escolha:
. Protector solar
É imprescindível sempre que se escolhe um destino em que a exposição solar é significativa. Até aos dois anos deve ser um protector mineral, mas o factor de protecção deve ser sempre 50+ para todas as idades. (Para saber como lidar com o Sol de forma segura clique aqui)
. Repelente de mosquitos
Os mosquitos existem um pouco por todo o lado e há muitas crianças que reagem de forma exuberante às suas picadas. Muitas vezes ficam com comichão e, ao coçar, acabam por introduzir microrganismos no local, o que leva ao surgimento de infecções, com necessidade de cuidados especiais. Para prevenir que isso aconteça, deve-se sempre utilizar um repelente de mosquitos, tendo o cuidado de escolher um que se adeque à idade da criança.
[the_ad_group id=”167″]
. Paracetamol e/ou ibuprofeno
Estes são os medicamentos “da praxe” e, geralmente, acompanham sempre qualquer criança. São importantes para o caso de surgir febre, mas também se a criança se magoar ou apresentar dores por algum motivo.
. Anti-histamínico
Os anti-histamínicos servem essencialmente para as reacções alérgicas e podem ser úteis nas picadas de insecto ou em crises de alergias, por exemplo. Para além disso, podem também diminuir a produção de secreções respiratórias, pelo que, algumas vezes, ajudam quando a criança se encontra com secreções mais abundantes no nariz.
. Soro de hidratação oral
Sempre que uma criança apresenta vómitos, deve-se tentar hidratá-la aos bocadinhos com um soro específico para o efeito, que existe à venda em todas as farmácias. Dependendo do destino de férias, pode fazer sentido levar 1-2 pacotes desses soros, principalmente se o destino escolhido for mais exótico.
. Probióticos
Os probióticos existem sob a forma de pó, gotas ou soluções bebíveis e, basicamente, são bactérias “boas” que servem para reequilibrar a flora intestinal. Se o local de férias for mais exótico, com alguma probabilidade de surgirem diarreias, faz sentido levar também uma embalagem de probióticos, para ajudar na recuperação.
. Soro fisiológico em unidoses
Pode ser útil para lavar alguma ferida ou os olhos, por exemplo. Apesar de não ser imprescindível, é algo fácil de transportar e que pode ajudar nalguns casos.
Para além destes, pode fazer sentido pensar também em alguma medicação mais específica consoante a criança em causa, tal como a caneta de adrenalina para crianças com alergias graves ou a medicação para as convulsões se for uma criança que apresenta esse tipo de problema. No entanto, essas são situações particulares que, como é lógico, têm que ser geridas caso a caso.
Posto isto, o último conselho é mesmo só um: divirta-se e usufrua ao máximo dos seus filhos e dos momentos passados em Família!