Felicidade, Google e Filosofia

Jorge Humberto Dias // Março 20, 2021
Partilhar
Felicidade
Felicidade

Recuemos a novembro de 1998. Sala de aula. Universidade Católica Portuguesa. Dia para apresentar o tema do meu trabalho final na licenciatura em Filosofia. “A felicidade em Julián Marías.” Mas não foi aí que tudo começou! Foi em agosto, quando numa livraria de Badajoz encontrei “La felicidad humana”. Um livro com 386 páginas, que ditou uma autêntica Revolução Felicitária. A partir daí já nada foi igual. Antes de 1987, temos alguns apontamentos sobre o tema, mas é difícil encontrar um livro com semelhante envergadura. 

A Felicidade humana

Aos poucos, o tema passou a interessar a especialistas de outras áreas, como economistas, jornalistas, médicos, gestores, psicólogos, etc. O número de livros foi aumentando. Sobretudo fora de Portugal. 

Mas o boost mais impressionante foi quando, em 2012, surgiu o primeiro Ranking Mundial de Felicidade, a ordenar os países, tendo Portugal ficado em 73.º lugar, num total de 156 países. 

PROJECT@ – Um método filosófico para ajudar pessoas e organizações

Em 2013, decidi fazer um doutoramento sobre Felicidade, onde desenvolvi um método filosófico para ajudar pessoas e organizações, a que chamei de PROJECT@. 

Perspetivas sobre a Felicidade

No final de 2017, criámos o 1.º e único projeto de investigação em Portugal sobre o tema. “Perspetivas sobre a Felicidade. Contributos para Portugal no WHR (ONU)” reuniu especialistas de várias áreas e com o objetivo de encontrar medidas que pudessem ajudar o nosso país a subir no Ranking. No final, estávamos a pensar enviar essas medidas para o Governo, mas a verdade é que alguns políticos vieram ter connosco e a felicidade também entrou na agenda partidária e das instituições democráticas. Por exemplo, o 27.º Congresso da ANAFRE aprovou por uma maioria impressionante uma Moção sobre Felicidade

Dos dados que tempos, os portugueses parecem viver melhor, aumentaram o seu grau de formação, a sustentabilidade nacional cresceu, assim como a inovação e o empreendedorismo, embora o país continue endividado, com muitos emigrantes, com impostos mais elevados, assim como abstenção, menos poupança e natalidade. É importante ter uma visão do todo, para que possamos avaliar e apontar para onde devemos caminhar. 

Felicidade em contexto pessoal e/ou organizacional

Em abril de 2018 começámos a entrevistar profissionais que já tivessem trabalhado o tema da felicidade em contexto pessoal e/ou organizacional: happiness managers, CEO´s, técnicos de Recursos Humanos, coach´s, psicólogos, escritores, professores, etc.. 

Em novembro de 2019, iniciámos o primeiro Curso de Pós-Graduação em Portugal sobre Gestão de Pessoas e Felicidade Organizacional, na Universidade Atlântica. Na cadeira de Ética e Aconselhamento Filosófico explorei com os alunos uma ferramenta com 100 perguntas, que criei com o objetivo de medir a felicidade das pessoas

Foi no âmbito do projeto de investigação que entrevistei a Fátima Lopes. Tomámos a decisão depois de analisarmos as suas publicações sobre felicidade no Simply Flow, mas também o seu trabalho na TV e com as empresas. Foi um excelente contributo para nós ter acesso às suas ideias sobre a importância da humanização na gestão das organizações, assim como o lugar do cuidado do outro, a atenção à pessoa, o tratamento igualitário, a empatia, o engagement, etc.. A Fátima acredita que todas as empresas deveriam ter um happiness manager. 

Sabia que a palavra Felicidade é das mais pesquisadas pelos portugueses no Google?

No dia 24 de fevereiro, o Observador divulgou os resultados da Google sobre as palavras mais pesquisadas em Portugal em 2020: quem diria que a felicidade estaria nos primeiros lugares, a concorrer com Deus e COVID, ultrapassando o famoso tempo? 2020 foi mesmo um ano especial e que marcará a história, não apenas de Portugal, mas da humanidade. E eu pergunto: como é possível termos 2 tendências tão diferentes no mesmo ano? Uma mais positiva (felicidade), outra mais negativa (COVID). Uma mais associada ao otimismo, outra mais associada ao pessimismo… Talvez a resposta esteja na nossa cultura, que está a mudar e parece não ser tão “fado” e inveja como há uns anos atrás. 

Uma Masterclass inovadora está a chegar

No dia 2 de março, eu e a Fátima voltámos a reunir, com o objetivo de organizarmos uma Masterclass na nossa Universidade. Definimos um formato mais inovador e filosófico: a conversa (mais ao estilo do nosso Agostinho da Silva), com tonalidades de profundidade e intensidade, duas marcas que parecem unir as nossas filosofias de trabalho com pessoas e organizações. Em breve, divulgaremos a data. 

Dia Mundial da Felicidade

Assinala-se hoje, 20 de março, o Dia Mundial da Felicidade. Em todo o mundo, estão a acontecer eventos comemorativos. Espero que você também faça algo em grande. Afinal, como dizia Aristóteles, a felicidade é a grande finalidade da vida humana.

Ler mais

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais