A Fátima do Livro
Para mim a amizade é como o oxigénio da vida, sem ela não seria possível viver. Não se explicita, como diz o Papa Francisco,
Vai sendo cultivada, a tal ponto que a outra pessoa já entrou na minha vida com a preocupação, com o bom desejo, com uma sadia curiosidade de saber como ela está, como vai a sua família, os seus filhos,”
por isso a amizade é sempre um “presente” gratuito, um “hoje”.
Assim aconteceu com a minha querida Fátima Lopes. Conheci-a pessoalmente a 13 de maio de 2013 no seu programa televisivo, para testemunhar Fátima. Ela que tantas vezes entrou em minha casa pelo grande ecrã, como uma boa notícia levando-me a conhecer histórias reais de alegria e de dor feita esperança comunicada.
Foi Nossa Senhora que nos apresentou. Percebi claramente que a sua devoção à Mãe de Jesus se traduzia no acolhimento tão espontâneo e caloroso que lhe vem do sorriso e do olhar.
Sei que é apaixonada pela vida que lhe vem de Fátima, essa vida feita berço que só sabe cuidar como um colo gigante silencioso que embala o caminho de cada um.
O Livro da Fátima
O seu novo livro: “Fátima, o meu caminho, a minha fé” é, em primeiro lugar, expressão do seu amor à vida como um dom partilhado.
É história verdadeira onde as contas da vida, que se traduzem nas contas luminosas da luz de cada gesto, na oferenda de 25 anos de carreira, em tantos paraísos conhecidos e desconhecidos, que a esperam diariamente, em cada casa, em cada lar, num hospital, ou até na mesa de um café, como um abraço que rasga a solidão para ser desafio renovado.
Recordo com emoção a última peregrinação a pé ao Santuário de Fátima. Um jovem convidou-a entrar em sua casa para saudar a sua avó acamada, prontamente deixou o grupo, regressando uns minutos depois de olhos molhados e sorriso nos lábios.
Percebi claramente que o seu segredo não está só em cultivar os afetos, mas em ser afeto a partir do Amor de Deus como o revela tão carinhosamente neste livro.
Foi também nos caminhos de Fátima, que descobri o seu amor incondicional à família, aos filhos Beatriz e Filipe, aos seus pais na harmonia do silêncio que constrói e encontra no Santuário da Cova da Iria:
lugar onde me encho de coragem onde renovo a minha fé e a minha esperança e onde sou capaz de traçar novas rotas e novos caminhos. Onde chego cansada, exausta até com os ténis bem sujos de terra mas onde me sinto como que por milagre, capaz de recomeçar, de sorriso rasgado nos lábios e com o peito cheio de esperança.”
Como o revela de uma forma tão genuína e cativante nas últimas páginas da sua obra, que me desafia e nos desafiam a encher o coração desses caminhos novos que nos falam de Deus na vida de todos os que têm a graça de com ela crescer e peregrinar.
Parabéns Fátima pelas tuas cinquenta primaveras.
Cheias do perfume da Serra de Aire, que nos leva a acordar para uma boa claridade.
Passatempo “Fátima, o meu caminho, a minha fé”
Quer ganhar um exemplar do novo livro? A plataforma Simply Flow by Fátima Lopes, com o apoio da Editora Manuscrito, tem 3 exemplares para sortear.
Regulamento
- O passatempo decorre numa publicação na página de Facebook Simply Flow by Fátima Lopes onde deverá fazer like;
- Para se habilitar a ganhar, deverá também fazer like na página Fátima Lopes;
- Comente a publicação, mencionando 3 amigos (Pode participar as vezes que quiser, desde que identifique pessoas diferentes);
- O passatempo termina dia 20 de maio de 2019, às 23h59;
- Os vencedores serão sorteados aleatoriamente, anunciados na mesma página, e contactados via mensagem privada para facultar os dados para a entrega do prémio.
Boa sorte!