Exercício Físico: o melhor remédio para o seu coração

Portugal Activo // Setembro 29, 2022
Partilhar
doenças cardiovasculares
doenças cardiovasculares

E se houvesse uma prescrição que pudesse prevenir e tratar dúzias de doenças, tais como a diabetes, hipertensão e obesidade?”

Robert E. Sallis, M.D., M.P.H., FACSM, Exercise is Medicine, Task Force Chairman

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal e em todo o mundo.

As doenças cardiovasculares são todas aquelas que afetam o sistema circulatório, ou seja, o coração e os vasos sanguíneos.

Existem fatores de risco que aumentam a probabilidade de a pessoa sofrer uma doença cardiovascular, e estes podem ser modificáveis ou não. Os não modificáveis (idade, sexo, hereditariedade) não podem ser alterados, mas os modificáveis dependem diretamente das nossas escolhas, hábitos e comportamentos.

Quais são os principais fatores de risco modificáveis?

  • Hipertensão arterial;
  • Dislipidemia (colesterol elevado);
  • Diabetes;
  • Obesidade;
  • Inatividade física;
  • Tabagismo;
  • Consumo excessivo de álcool.

E se houvesse uma prescrição que pudesse prevenir, melhorar e tratar tudo o que descrevemos em cima?

A boa notícia é que essa prescrição milagrosa – que pode atuar em todos os fatores de risco modificáveis descritos e em tantas outras condições e patologias – já existe: Exercício Físico.

Como prevenir doenças cardiovasculares? 

Nos últimos tempos têm ainda surgido outros fatores de risco igualmente importantes, fruto das alterações da sociedade em que vivemos, nomeadamente das condições de trabalho ou familiares, para os quais a sociedade ainda não estava desperta:

  • Extensão e a qualidade do nosso sono;
  • Solidão;
  • Ansiedade crónica;
  • Poluição. 

E também para estes quatro fatores de risco, o exercício físico é fundamental

As pessoas que praticam exercício, não só adormecem mais rapidamente, como têm uma qualidade do sono muito superior às pessoas sedentárias. 

Quando fazemos exercício, fazemos parte de um grupo, conhecemos pessoas, convivemos, partilhamos momentos e afastamos a solidão

Praticar exercício físico é a melhor forma de tratar a ansiedade. Traz benefícios para o sistema circulatório e contribui para a regulação de um conjunto de hormonas indispensáveis ao bem-estar psicológico.

A poluição é já responsável por muitas mortes por doença cardiovascular. Caminhar ou andar de bicicleta em vez de usar carro ou mota, pode ser uma solução para melhorar a saúde do seu coração, e ao mesmo tempo, proteger o nosso planeta. 

Seja um herói do coração

No dia 29 de Setembro celebra-se o Dia Mundial do Coração e o mote da campanha deste ano da Fundação Portuguesa de Cardiologia é “Seja um herói do coração”, que faz uma chamada de atenção para a importância do controlo dos fatores de risco cardiovasculares associados à adoção de um estilo de vida saudável, assente numa alimentação equilibrada e prática de atividade física. 

Vencer as doenças cardiovasculares depende de todos nós! 

Fazer pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada 5 vezes por semana, ou pelo menos 75 minutos distribuídos ao longo da semana de atividade de intensidade vigorosa, é essencial para a Saúde. Cada movimento conta! Brincar, dançar, caminhar, jardinar, etc.. 

E não se esqueça que antes de começar a treinar, deve consultar um especialista de exercício físico para adequar o treino à sua condição.

Seja mais ativo, mais saudável e mais feliz! 

O seu coração agradece e as pessoas que lhe são queridas também!

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais