Estou muito feliz por ter regressado aos estúdios da Rádio Renascença para gravar a 2.ª temporada do podcast Simply Flow, desta vez em parceria com a Essilor.
Procurei temas que interessem à generalidade das pessoas, para que as respostas dos especialistas nos possam ajudar a fazer diferente e melhor, no que toca a cuidar de nós e da nossa saúde.
Esta temporada estreia dia 6 de fevereiro.
Os temas que vamos abordar são:
– “Renascer depois do divórcio”;
“Renascer depois do divórcio”, abordado pela psicóloga, psicoterapeuta e terapeuta familiar Cláudia Morais é o tema do primeiro episódio desta segunda temporada do podcast Simply Flow. Há cada vez mais divórcios em Portugal e continua a ser o 2.º evento mais stressante na vida de uma pessoa. Nesta conversa ficamos a saber qual a melhor forma de gerir esta fase da nossa vida e como é que abrimos um novo capítulo.
– “O que se passa com a nossa fertilidade?”;
Consciente de que a infertilidade está a crescer a olhos vistos, convidei o Dr. Luís Ferreira Vicente, coordenador do Centro de Procriação Medicamente Assistida do Hospital dos Lusíadas Lisboa, para esclarecer: “O que se passa com a nossa fertilidade?”. Os nossos comportamentos e as nossas escolhas pesam no momento em que decidimos ser pais.
– “Qual o impacto dos ecrãs e das tecnologias nas nossas crianças?”;
Um dos grandes desafios que é colocado aos pais nos dias de hoje é gerir o tempo que os nossos filhos passam em frente aos ecrãs. A verdade é que as tecnologias são sempre altamente atrativas e nós, pais, nem sempre o conseguimos ser. O Prof. Dr. Salgado Borges esclarece qual “Qual o impacto dos ecrãs e das tecnologias nas nossas crianças?” e dá-nos dicas para ajudarmos os nossos filhos.
– “Porque nos mantemos em relações tóxicas?”;
O tema das relações tóxicas interessa a todos porque esses relacionamentos podem existir no campo amoroso e/ou familiar (entre pais e filhos, irmãos ou amigos). A questão é: “Porque nos mantemos em relações tóxicas?”. A psicóloga Diana Gaspar desvenda o que está na origem deste nosso comportamento e ajuda-nos a identificar mais facilmente relações que não são saudáveis e a sair delas.
– “Rotina: prisão ou liberdade?”;
Em muitas conversas relacionadas com o que esteve na origem do fim de uma relação amorosa ou do nosso desinteresse por aquilo que fazemos é identificada a rotina como a grande responsável. A rotina já tem uma conotação negativa. Falta perceber o que é exatamente uma rotina e que papel tem na nossa vida. No 5.º episódio do podcast Simply Flow, com o tema “Rotina: prisão ou liberdade?”, Cláudia Ganhão, especialista em hábitos e organização, desvenda a resposta.
– “Cheguei aos 40. Porque é que comecei a ver mal ao perto?”.
No último episódio desta temporada o oftalmologista Filipe Braz aborda uma realidade incontornável, mas nem sempre pacífica para todos: “Cheguei aos 40. Porque é que comecei a ver mal ao perto?”. Para muitos aceitar que se começou a ver mal ao perto é sinal de velhice e de perda de juventude. Com as explicações dadas por este médico ficamos esclarecidos e ao mesmo tempo pacificados.
Onde podem ouvir o podcast Simply Flow?
Podem ouvir todos os episódios do podcast Simply Flow em rr.pt, em popcasts.pt e nas plataformas habituais de podcast.
Espero que gostem desta nova temporada e se quiserem sugerir temas enviem as vossas sugestões.
Nota: Fotografias por Verónica Silva