Todos sabemos que no Verão é muito provável que, em algum dia, liguemos a televisão ou passemos pelas capas dos jornais e damos de frente com notícias sobre incêndios. É certo que o nosso País já atravessou situações bastante críticas, mas 2017 jamais sairá da memória dos portugueses, pelos piores motivos.
Hoje, cabe-nos a todos mudar e fazer diferente. E, foi, precisamente, para ajudar na consciencialização dos portugueses que aceitei o convite para dar a cara pela campanha “Floresta Segura, Pessoas Seguras” do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Floresta Segura, Pessoas Seguras
É urgente perceber que existem comportamentos de risco que devem e têm de ser eliminados. Para isso, este ano não lhe damos apenas um conselho. Damos vários.
Queimas de amontoados e queimadas extensivas
As queimas de amontoados e as queimadas extensivas são proibidas entre 01 Julho e 30 de Setembro, considerado o período crítico. Faça a queima de amontoadas ou a queimada extensiva em segurança e não se esqueça de solicitar a devida autorização na Junta de Freguesia ou registe-se na aplicação queimas e queimadas, disponível no site do ICNF.
Em caso de incêndio ligue 112.
Maquinaria
Em áreas de mato ou floresta, trabalhe sempre acompanhado, leve um telemóvel consigo e tenha por perto um extintor. Saiba quais as restrições ao uso de maquinaria nas suas atividades agrícolas e florestais tendo em conta o período crítico e o risco de incêndio diário para o seu concelho. Consulte o risco de incêndio diário para o seu concelho no site do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA). Nos dias de risco máximo é proibido o uso de motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.
Veja o vídeo da campanha e lembre-se: o mais importante é ser responsável para que todos tenhamos um Verão em segurança.
Nota: Fotografia por Verónica Silva.