Estar presente no corpo

Inês Gaya // Dezembro 22, 2019
Partilhar

O teu corpo é o teu templo sagrado, é a tua casa. É ele que te permite viver e expressar o teu ser divino na matéria e merece ser honrado, respeitado e amado por ti. Sem esse amor e aceitação pelo teu corpo não poderás manifestar a tua verdadeira beleza e não poderás atrair a ti as pessoas que respeitam e enaltecem essa mesma beleza.

O corpo é a tua maior “ferramenta” de autoconhecimento e quando aprendes a estar presente nele, há uma conexão profunda que se estabelece e que te permite visitar os lugares mais belos e verdadeiros de ti mesma.

Corpo – Espelho

A doença não é um sinal de fraqueza, mas, sim, um alerta do nosso corpo e alma para alguma “ferida” que precisamos reconhecer, aceitar e curar. Aprendemos, desde cedo, a reprimir inconscientemente as emoções ditas desagradáveis, como mecanismo de proteção e forma de pertença. No entanto, as emoções permanecem no nosso corpo até serem reconhecidas e libertadas. Assim, quando o corpo manifesta alguma dor ou doença, na verdade está apenas a alertar-nos para alguma emoção ou forma de p2ensamento que não é benéfica para nós. Está a refletir o que se passa no nosso interior e está sempre a trabalhar para voltar ao seu estado natural, que é a saúde e o equilíbrio.

O nosso corpo físico é um sistema de feedback.

Não está separado do nosso corpo emocional, mental ou espiritual. Somos um todo e não apenas fragmentos. E, em última análise, quando o nosso corpo nos mostra que alguma coisa está em desequilíbrio, é um convite para nos amarmos a nós mesmas. Para aceitarmos e curarmos as nossas feridas. Para nos alinharmos com o nosso propósito de alma, permitindo que o coração expandido seja a bússola que nos guia no caminho de regresso a Casa.

Vivemos desconectadas desta ferramenta poderosa.

Ao longo destes anos a trabalhar com centenas de mulheres em grupo e individualmente, fui aprofundando o estudo sobre as emoções, feridas, crenças e os seus reflexos no corpo físico. Aquilo que concluo é que vivemos muito desconectadas desta ferramenta poderosa que está sempre a tentar trazer-nos mensagens poderosas para a nossa evolução. O corpo é uma inteligência viva. É um canal por onde a nossa alma comunica e quanto mais estamos presentes na respiração, nos seus movimentos, sinais e sintomas, mais podemos aprender sobre o que se passa com a nossa vida, emoções e crenças.

O corpo conduz-nos à nossa verdade.

Se o nosso corpo reflete as nossas emoções e padrões de pensamentos, estar presente e aprender a ler os seus sinais é uma ótima prática de auto-conhecimento. A literacia corporal é um conceito, criado por Laura Weschler, que fala sobre esta necessidade urgente de deixarmos de depositar mais confiança no que é exterior a nós e reaprendermos a confiar na sabedoria do nosso corpo, aprendermos a ler os seus sinais e fazer deste processo um caminho de auto-estima e empoderamento. Da mesma forma que a alfabetização é um caminho que começa pela compreensão das letras e palavras e vai evoluindo para a construção de frases até chegarmos a formas fluidas e até poéticas de nos expressarmos, a relação e conhecimento do corpo também é um processo evolutivo, de profundo auto-conhecimento, amor e poder pessoal. E é uma competência que nos ajuda a viver em presença e a tomar decisões mais conscientes em relação à nossa vida e saúde.

4 dicas para começares a conectar-te mais com o teu corpo:

  1. Retira 10 minutos para meditar estando atenta apenas à tua respiração;
  2. Quando o teu corpo manifestar algum sintoma, dá-lhe atenção, fecha os olhos e pergunta: “Corpo sagrado, que mensagem me queres transmitir através deste sintoma? O que preciso equilibrar na minha vida?”;
  3. Dança, faz caminhadas ou algum desporto que te conecte com o teu corpo e permite-te receber no teu coração as mensagens incríveis a que tens acesso quando te permites estar em movimento;
  4. Conhece o teu ciclo menstrual, aprende a conhecer e respeitar as tuas necessidades em cada fase.

Ler mais

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais